Data de Hoje
19 April 2024
Foto reprodução

Saiba como economizar até 70% em material escolar

Com a maioria das escolas voltando às aulas no final de janeiro ou início de fevereiro, o primeiro mês do ano é de muita correria para os pais em busca dos materiais escolares. E depois de um 2016 difícil para o bolso do brasileiro, é preciso buscar opções para gastar menos com esses produtos.
 
As estratégias podem garantir aos pais uma economia de até 70%, como acontece em algumas feiras de livros. Uma opção é formar um grupo com os pais de outros alunos e realizar as compras juntos. Com um volume maior de compra, é mais fácil conseguir descontos ou pressionar o vendedor por preços mais baratos. De acordo com o educador financeiro Angelo Guerreiro, isso aumenta a capacidade de barganha. Vale ainda desenvolver, o quanto antes, uma rede de contatos nas escolas  muito antes do início do ano letivo.
Os pais hoje têm grupos no WhatsApp e podem juntar esse grupo, pegar a lista de materiais pedidos pela escola e passar para estabelecimentos diferentes para que eles façam o orçamento. Comprando em quantidade o consumidor pode barganhar descontos. Outra opção é conseguir trocar ou comprar livros com pais de alunos que estudam em séries mais avançadas. O especialista avalia que é possível economizar até 50% com esse conceito de economia compartilhada.
 
“O ideal é pedir que os pais de outras séries cuidem bem dos livros porque no ano seguinte vai haver um mercado para eles. E com o dinheiro da venda desses livros já pode ajudar na compra do material escolar daquele ano”, diz o educador financeiro, Angelo Guerreiro.
Inf: Correio