Data de Hoje
16 April 2024
Foto divulgação

“A prática de esporte é fundamental”, diz vereador sobre jogos da Juventude do Nordeste de Amaralina

“A prática de esporte em suas diversas modalidades é fundamental para a juventude e tem um impacto enorme na formação de novos atletas, mas, sobretudo, na formação de cidadãos”. Essa afirmação é do vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), que destaca, nesta quarta-feira (19), a iniciativa que resultou nos Jogos da Juventude do Nordeste de Amaralina. De acordo com Suíca, a comunidade da União de Santa Cruz coordena a ação para estimular a prática desportiva entre os jovens da região, envolvendo o Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz.

O vereador de Salvador aponta que os atletas baianos têm ganhado destaques nacional e internacional com as atuações em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, ambos realizados no Brasil neste ano de 2016. “São competições que tiveram a participação direta da sociedade e dos governos federal, estadual e municipais. Acredito que o incentivo ao esporte seja uma das portas para a oportunidade que o jovem de periferia precisa. É necessário incentivar mais e envolver sempre jovens no esporte e em competições que valorizem as diferentes modalidades, até mesmo as desconhecidas da população”, pontua Suíca.

A iniciativa envolvendo esses bairros de Salvador é da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), juntamente com as Escolas Públicas da região, o Centro Social Urbano, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e instituições privadas. Os Jogos da Juventude são para jovens entre 14 e 17 anos e que estudam nos colégios estaduais General Dionísio Cerqueira, Professor Carlos Santana I e II, Polivalente de Amaralina, Cupertino de Lacerda, além do municipal Teodoro Sampaio. Para participar, os estudantes precisam preencher a ficha de inscrição disponível na secretaria da escola onde estudam.