Data de Hoje
19 April 2024

Alunas se declaravam quilombolas para serem cotistas em universidade da Bahia

Um crime contra educação. Estudantes estão se declarando quilombolas para conseguir participar do sistema de cotas em universidades estaduais na Bahia. O curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) está entre aqueles vítimas do golpe.
 
A denúncia foi apresentada ontem, pelo Fantástico, que foi até a aldeia quilombola, onde várias alunas, declaram ser parte e descobriu um esquema de compra de certificados. Através de uma ajuda financeira, elas conseguiam os atestados que faziam parte do grupo e conseguiam as matriculas.

O grande número de pessoas de uma mesma aldeia fez o Ministério Público junto com a direção da faculdade investigar o caso e entrar na justiça contra as alunas. Os processos estão correndo e algumas alunas já não conseguiram fazer suas matriculas nos cursos. Pelo Brasil, outros casos de pessoas que se declaravam negros ou índios para conquistar vaga em universidades foram analisados e descobertos.Esses alunos podem receber processos e serão condenados até seis anos de prisão por falsidade ideológica e outros crimes previstos na lei. As universidades estão criando comissões especiais para analisar cada matricula que chegue para evitar que novos casos aconteçam. 

Inf: Bahia Econômica