Data de Hoje
19 April 2024
Foto divulgação:Peixoto-Agecom

Ambulantes do Centro Histórico recebem coletes padronizados e coolers

Na tarde desta terça-feira (16), 350 ambulantes do Centro Histórico compareceram na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para receber equipamentos padronizados pela Prefeitura. Foram distribuídos 50 dos 350 crachás de identificação, além de 350 coletes padronizados e 65 coolers térmicos com capacidade para até 100 latas.
A ação é uma iniciativa da Semop, e a entrega do material contempla os comerciantes que participaram do curso de capacitação promovido pela secretaria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que aconteceu em novembro de 2015. Para maior comodidade dos comerciantes, a entrega do material foi feita de forma gradativa, de acordo com o ramo de atuação de cada ambulante cadastrado. “Dentro de uma ação de ordenamento no Centro Histórico de Salvador, nós iniciamos pelo Pelourinho a padronização dos ambulantes, com um trabalho de capacitação e agora estamos padronizando alguns equipamentos”, explica a secretaria da Semop, Rosemma Maluf.
 
Mais segurança – Um dos beneficiados com a entrega do colete e do cooler foi Manoel Vieira, que já trabalha há 15 anos no Centro Histórico vendendo bebidas. “Achei tudo muito bom e bonito. Foi uma grande oportunidade para nós, ambulantes, porque a padronização dá mais segurança para a gente e também para o cliente”, celebra o trabalhador.
Para a artesã Neusa Brito, que há 15 anos vinha trabalhando na informalidade e há apenas um ano solicitou do seu licenciamento, a padronização é uma forma de atrair os clientes. “Eu achei muito boa essa iniciativa porque os nossos produtos ficarão mais organizados. Sendo cadastrados, o nosso trabalho é valorizado na visão do público, e principalmente do turista”, ressalta a ambulante, que em 2015 já havia recebido uma barraca desmontável. Agora, a vendedora garantiu o seu crachá e colete.