Data de Hoje
26 April 2024

Aroldo Cedraz é reeleito presidente do TCU

O ministro Aroldo Cedraz foi reeleito para um mandato de mais um ano como presidente do TCU (Tribunal de Contas da União).
Por tradição, os presidentes do tribunal de contas cumprem um mandato de um ano e são reconduzidos no seguinte.
Mas este ano, devido a ter o nome de um de seus filhos citado na Operação Lava Jato como suposto integrante do esquema de corrupção, houve oposição de servidores do tribunal e associações ligadas ao controle de gastos públicos à recondução de Cedraz.
Os funcionários do tribunal lotaram a tribuna como forma de pressionar pela não reeleição de Cedraz. Quando ele foi anunciado como presidente, cargo ao qual foi reconduzido por unanimidade pelos nove ministros com direito a voto, cinco pessoas protestaram dando as costas para o plenário.
Entenda
Tiago Cedraz, filho do presidente, virou alvo de investigação na Lava Jatodepois de ter sido citado em depoimento de delação pelo empreiteiro Ricardo Pessoa. O delator contou que pagava R$ 50 mil por mês ao advogado para receber informações do TCU. Cedraz também foi citado pelo lobista João Augusto Henriques, que disse ter procurado o advogado para encerrar seus processos no tribunal mas que não houve pagamento de vantagem indevida.
Fonte: Folha de São Paulo