Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Reprodução

Atenção: Cinco marcas de protetor solar são reprovadas em teste de qualidade

Banhistas, cuidado! 10 marcas de protetor solar facial foram analisadas e 5 foram reprovadas pela Proteste Associação de Consumidores. Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay apresentaram o fator de proteção solar (FPS) menor do que o indicado na embalagem. O produto da La Roche Posay tinha um FPS 42% menor do que o informado no rótulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% entre o informado na embalagem e a formulação do produto, mas nessas cinco marcas, a diferença foi maior que esse valor. A associação também analisou a proteção UVA dos produtos.

Desde 2012, a legislação brasileira determina que a proteção UVA do protetor solar deve ser um terço do FPS. O item da L’Oreal foi classificado como ruim, pois apresentou 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos.Os raios UVA podem provocar envelhecimento precoce e câncer de pele. O FPS filtra a radiação do tipo UVB, que pode causar vermelhidão, queimaduras e câncer de pele. A Proteste reivindicou que as fabricantes corrijam os rótulos e façam recall dos produtos.

iBahia