Áudio e Aeronáutica colombiana reforçam tese de pane seca em voo; ouça trecho

Áudio divulgado na tarde desta quarta-feira (30), por veículos de imprensa da Colômbia revela o que foi o último diálogo entre o avião que transportava a delegação da Chapecoense e a torre de controle do aeroporto de Rionegro, na madrugada da última terça. O piloto comunicou “falha total elétrica e sem combustível” antes de cair nas proximidades da cidade de La Ceja, numa montanha conhecida por cerro El Gordo.

 

No diálogo, de pouco mais de 11 minutos, se ouve a comunicação do avião LaMia CP-2933 – que levava jogadores e dirigentes da Chapecoense, jornalistas e convidados – e outras duas aeronaves que também sobrevoavam a área com a torre de controle.

 

Já nos últimos três minutos registrados pelo áudio publicado, Miguel Quiroga, piloto do avião da Chapecoense, reporta estar em “falha total elétrica e sem combustível” e se declara em emergência. Antes, ele já havia falado sobre problema com combustível, mas sem pedir emergência.

 

Nos primeiros minutos do áudio, a controladora explica às aeronaves que se aproximavam que havia um avião (da VivaColombia) que reportou “fuga de combustível”. Quiroga diz que está “em aproximação” e solicita “prioridade para a aproximação”, por ter “um problema de combustível”.

 

A torre responde que “entende o pedido de prioridade para a aterrissagem” e pede confirmação. A voz do piloto não é clara neste momento, mas ela prossegue dizendo que “em aproximadamente sete minutos” poderá iniciar a aproximação.

 

Na reta final do áudio, pouco mais de um minuto depois de dizer que estava “em falha total elétrica e sem combustível”, Quiroga grita “vetores, senhorita, vetores – como havia descrito testemunha em outro áudio divulgado nesta quarta-feira. A torre avisa que ele está a 8,2 milhas do aeroporto, e pouco depois se ouve “Jesus”.

 

A torre de comando pergunta então a que altitude a aeronave está naquele momento, mas não recebe mais resposta. O último diálogo registrado no áudio é do piloto de outra aeronave consultando o rumo a seguir para realizar seu pouso.

 

 

Veja o trecho do diálogo com a última comunicação do avião da Chapecoense:

 

Piloto: Senhorita, LaMia 933 está en falha total, falha elétrica total, sem combustível.

Torre de controle: Pista livre e esperando chuva sobre a superficie, Lamia 933. Bombeiros alertados.

Piloto: Vetores, senhorita, vetores para a pista.

Torre de controle: O sinal do radar se perdeu, não tenho, notifique o rumo agora. (…) Não tenho sua altitude, LaMia 933.

Piloto: 9 mil pés, senhorita… Vetores, vetores.

Torre de controle: Você está a 8,2 milhas da pista.

Piloto: Jesus

Torre de controle: Qual altitude tem agora?

(Entra piloto do voo Colombia 3020)

Torre de controle: Lamia 933, posição?

Sem resposta

Comentário

commentários