campus__ufba

Cerca de 150 alunos da UFBA podem ter formatura prejudicada após erro em matrícula

Um erro na matrícula deste semestre ameaça a formatura de pelo menos 150 alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba). De acordo com os estudantes, a prioridade na escolha das disciplinas – que é dada aos concluintes do curso – não foi conferida no sistema e, por causa disso, eles não conseguiram pegar o número de matérias necessário para se formar ou tiveram que pegar matérias que não tinham interesse porque foram as que sobraram durante o ajuste de matrícula.

O formando Lucas Andrade, 19, conta que o erro foi causado porque o colegiado do curso não enviou para a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) – que faz a gestão da matrícula – a lista com os prováveis concluintes. Após o processo da matrícula Web, o STI se isentou da culpa e recusou-se a corrigir o erro cometido pelo colegiado. “A gente procurou a reitoria, mas eles alegaram que os colegiados têm autonomia para resolver o assunto”, relatou.

A estudante Raiane Kelly Oliveira, 20, precisa pegar sete disciplinas este semestre para poder se formar. Nesta segunda-feira (28), ela ainda precisava conseguir três matérias para completar a grade, mas as aulas na universidade já acontecem desde a segunda-feira passada. Ontem foi o último dia do ajuste e Kelly se matriculou em outras disciplinas na esperança de conseguir as sete necessárias. O resultado sai hoje. “Eu tenho que me formar nesse semestre e não tenho essa segurança. Precisei pegar matérias no ajuste online, matérias que eu nem queria, mas foi o que sobrou para o BI”, desabafa.

Ainda segundo ela, na quinta-feira (24), o colegiado detectou o erro e informou que incluiria a prioridade para este último ajuste. “Mas não sabemos se isso realmente aconteceu”, aponta. “As matérias de medicina que eu queria pegar, que é o curso mais desejado no BI, não consegui”, acrescenta.

O pró-reitor de graduação da universidade, Penildon Silva Filho, garantiu que a adequação das matrículas dos alunos está acontecendo. “Nossa expectativa é de que eles consigam ajustar as matérias ainda essa semana. É importante deixar claro que não houve um problema na matrícula da Ufba, isso foi um problema localizado”, argumenta. Conforme o pró-reitor, caso seja necessário, o sistema de matrícula será novamente aberto para que os alunos possam se encontrar vaga em disciplinas que tenham interesse. A reportagem não conseguiu entrar em contato com o colegiado do curso.

Por Hilza Cordeiro / Correio

Comentário

commentários