Data de Hoje
19 April 2024
Foto reprodução/Nokia

Com bateria capaz de durar até 30 dias, Nokia tijolão está de volta

Conhecido como o “tijolão” do ano 2000, a Nokia ressuscitou o celular Nokia 3310 em 2017. A novidade foi anunciada em fevereiro durante o MWC (Mobile World Congress), que aconteceu em Barcelona, na Espanha. O antigo telefone deixou de ser vendido em 2005 e, agora, voltou repaginado.

Nokia anunciou a volta do Nokia 3310 na MWC (Foto: Divulgação/Nokia)

Disponível em quatro cores, o novo Nokia 3310 tem uma câmera de 2 MP com flash e tela de 2,4 polegadas, além de contar com o tradicional jogo da cobrinha, o “Snake”. Quer saber se o feature phone continua “indestrutível”? Veja, abaixo, algumas curiosidades sobre sua ficha técnica.

1) Quais as opções de cores do novo Nokia 3310?

Durante a feira de celulares de Barcelona, foram anunciadas quatro cores para o Nokia 3310: vermelho, amarelo, preto e prata. Essas opções são algo novo para o “tijolão”. O modelo dos anos 2000 só estava disponível em uma cor: o tradicional azul com as teclas pratas.

Novo Nokia 3310 tem tela de 2,4 polegadas (Foto: Divulgação/Nokia)

2) As especificações do novo 3310 são superiores em comparação com o celular original?

Sim. Apesar de não chegar a ser um smartphone, o lançamento da Nokia tem ficha técnica mais moderna, trazendo componentes que não faziam parte da primeira versão, como a câmera de 2 MP, entrada microUSB e a conexão Bluetooth.

O novo Nokia 3310 também conta com saída para fone de ouvido no padrão 3.5 mm, armazenamento de 8 GB ou 16 GB, expansível via cartão microSD, rádio FM e MP3 player. O usuário também pode escolher entre o modelo com SIM card (chip) único ou o com função dual SIM (dois chips).

3) Quais apps serão compatíveis com o celular? WhatsApp não vai funcionar?

Os usuários terão acesso à Internet utilizando o navegador Opera Mini, mas não será possível baixar aplicativos como o WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger, Instagram. Como já foi mencionado acima, o Nokia 3310 não é um smartphone – ou seja, ele não roda um sistema como o Android e o iOS, e sim o Nokia Series 30 Plus. Além disso, o dispositivo não tem integração com uma loja de apps como a Google Play Store e a App Store, e não é compatível com redes Wi-Fi.

Quem deseja usar o aparelho para passar o tempo, pode se divertir com o jogo Snake, que foi atualizado e conta com interface colorida, com objetivos para cumprir e tempo para passar de uma fase.

Visual do jogo Snake foi reformulado para o novo Nokia 3310 (Foto: Divulgação/Nokia)

4) Bateria

A bateria do Nokia 3310 de 2017 tem capacidade para 1.200 mAh. Parece pouco, se pensarmos nos smartphones aos quais estamos acostumados. No entanto, o sistema e o hardware do novo Nokia exigem bem menos do que estes aparelhos. Segundo a fabricante, com apenas uma carga, a bateria pode durar 22 horas em uso contínuo, ou até 31 dias, em modo de espera. Antigamente, a carga durava até 10 dias em stand-by, e cerca de 4 horas e 30 minutos de conversação.

5) Há alguma previsão de preço do Nokia 3310 no Brasil?

Ainda não há previsão da chegada do aparelho e do preço no Brasil. Mas, na Europa, o Nokia 3310 já está sendo vendido por € 49 (aproximadamente R$ 160, sem taxas e no câmbio do dia).

6) A frequência de banda do Nokia 3310 é suportada no Brasil?

Assim como o modelo original, o novo Nokia 3310 suporta apenas duas bandas: 900MHz e 1800MHz. Isso significa que, atualmente, seu uso é bastante limitado. Para operar em todo o mundo sem restrições, os celulares devem suportar pelo menos quatro bandas, incluindo 850MHz, 900MHz, 1800MHz e 1900MHz.

Nokia 3310 suporta apenas duas bandas e não funcionará nos EUA (Foto: Divulgação/Nokia)

Dessa forma, quem deseja comprar o Nokia 3310 não conseguirá utilizá-lo em países como os Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o telefone funcionará sem problemas, pois a frequência ainda é utilizada pelas operadoras.

7) Vale a pena comprar o novo Nokia 3310?

A própria Nokia não tem o 3310 como sua principal aposta para o mercado mobile, visto o lançamento de três smartphones com Android durante o MWC 2017: o Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3. O novo “tijolão” atende aos consumidores mais nostálgicos, mas não tem a intenção de ser um líder de vendas.

A mudança externa do telefone foi enorme: novas cores, corpo mais fino, tela colorida. Mas a ficha técnica deve deixar a desejar para a maioria dos consumidores, já que não é possível baixar apps, acessar redes sociais, usar GPS e tirar fotos com boa qualidade.

Além disso, se você viaja constantemente para fora do Brasil, será necessário ficar atento ao tipo de banda suportada em cada país. Esse fator pode inutilizar o celular em determinadas regiões. Caso a sua necessidade seja apenas realizar ligações e trocar mensagens via SMS, o Nokia 3310 pode ser uma boa opção, dependendo de seu preço de lançamento no mercado brasileiro.

Fonte: Portal de Notícias