Data de Hoje
19 April 2024
Foto: Rerprodução

Dicas de saúde para quem tem fé e vai a pé até o Bonfim

Como nem sempre a fé é aliada do preparo físico e dos cuidados necessários para enfrentar desafios, cumprir a pé os quase oito quilômetros que separam a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até o Bonfim exige preparativos específicos. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sugere dicas para evitar transtornos à integridade dos caminhantes, visto que até mesmo atletas experientes são vítimas de distúrbios como hipertensão, hipotensão, desidratação, hipoglicemia, insolação e calos nos pés – sintomas comuns de quem pratica exercícios sob o sol.

 

Com a extensão correspondente a quase 1/4 de uma maratona, o público que pretende encarar a caminhada até o Bonfim precisa estar preparado para o desafio. Acostumada a socorrer vítimas dos excessos e das dificuldades desse trajeto, a coordenadora do Módulo de Saúde da Colina Sagrada, Aline Ribas, recomenda o uso de roupas e calçados leves, alimentação adequada e apresenta outras dicas para enfrentar as caminhadas e aclives que o percurso da festa sugere.

 

“É indispensável o uso de um bom tênis de corrida ou caminhada, bonés, viseiras e protetor solar com o fator compatível com a tonalidade da pele do usuário. Além disso, é essencial o consumo de comidas leves, frutas, ingestão constante de água fresca e sucos, além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, diz.

 

De acordo com Aline, em 2016 foram registrados dois casos emblemáticos de insolação envolvendo uma baiana de receptivo e um turista. Ambos foram levados ao módulo após sentirem um mal-estar pouco antes de subir a Colina Sagrada. “Isso se deve, em primeiro lugar, à falta de preparo físico para enfrentar o trajeto, seguido do desconhecimento de algumas pessoas. Ambos estavam desidratados e, detalhe comum, haviam consumido bastante cerveja durante o percurso. A baiana, inclusive, trazia uma sacola com mais de 20 latinhas da bebida que ganhara durante a caminhada”, pontua.

 

Esquema de saúde – Para garantir os cuidados emergenciais e prestar auxílio a quem for à Colina Sagrada nesta quinta-feira, a Prefeitura vai disponibilizar um esquema especial de atenção à saúde no trajeto da festa, com atendimento contínuo entre 10h e 22h. A ação terá apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e contará, na própria Colina, com a implantação de um módulo para urgência e emergência localizado ao lado da Basílica. A estrutura montada para a festa dispõe de duas unidades básicas e uma avançada do Samu, 16 profissionais, sendo 11 à disposição do módulo e cinco nas ambulâncias. O corpo funcional conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de limpeza e atendentes.

 

Casos de 2016 – A maioria dos casos registrados na Lavagem do Bonfim em 2016 refere-se a atendimentos clínicos para enjoo, cefaleia e intoxicação alcoólica, contabilizando 98 registros desta natureza. Houve ainda 14 ocorrências de traumas ortopédicos. Além disso, duas vítimas foram enviadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), para realização de exames complementares e avaliação com especialista.

Click Notícias