Data de Hoje
20 April 2024
Foto reprodução

Dilma toma posse como presidente do conselho de formação do PT

A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse nesta sexta-feira (2), em São Paulo, como presidente do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, órgão de formação política do PT. Ela foi convidada para o cargo pelo presidente do partido, Rui Falcão.

Segundo o estatuto da fundação, o conselho curador é formado por 25 pessoas indicadas pelo diretório nacional do PT, com mandato de 4 anos. O órgão faz reuniões trimestrais e tem, entre outras funções, a tarefa de deliberar sobre o orçamento e as contas da fundação.

Na prestação de contas entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o ano de 2015, o PT declarou despesas de R$ 23,2 milhões com “Criação e manutenção de fundação de pesquisa ou de doutrinação e educação política”. O dinheiro vem do fundo partidário, um montante repassado todos os anos pelo poder público para os partidos formalmente registrados junto ao TSE.

Falcão chegou a convidar Dilma para a presidência da Fundação Perseu Abramo, mas a iniciativa sofreu resistência dentro do PT. A alternativa foi indicá-la para o cargo de presidente do conselho curador da fundação. 

Informações são do Uol