Data de Hoje
16 April 2024
Atletas da seleção brasileira que participaram do Jogos Olímpicos no Rio / Foto: Montagem Click Notícias

Em casa, Brasil fica em 13º lugar no quadro de medalhas

Quando saiu dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, com 17 medalhas na bagagem, a delegação brasileira se orgulhava de ter feito a melhor campanha do país na história das Olimpíadas. Mas o feito foi ultrapassado nos Jogos do Rio de Janeiro e, por 19 vezes, o Brasil subiu no pódio, com a responsabilidade e um sabor a mais: dentro de casa.

Além do melhor desempenho no quadro geral de medalhas, ocupando a 13ª posição entre 207 países participantes, o Brasil bateu recorde no número de vezes que o Hino Nacional foi tocado nas cerimônias de premiação. Foram sete vezes no posto mais alto do pódio, superando as cinco vezes que o país tinha conquistado o ouro nos Jogos de Atenas, em 2004.

E para fazer bonito dentro de casa houve diversificação das modalidades esportivas nos caminhos para o pódio. Pela primeira vez na história, por exemplo, o número de esportes com medalhistas olímpicos chegou aos dois dígitos: foram 11 modalidades.

A torcida teve muito que comemorar. Do primeiro ao último dia o Brasil ganhou medalhas. O caminho foi aberto no dia 5, com a prata de Felipe Wu no tiro esportivo e encerrada ontem com o ouro do vôlei masculino. Agora, a missão é superar a marca lá em Tóquio, no Japão, em 2020.

Por Click Notícias