Data de Hoje
18 April 2024
Foto Arquivo Click Notícias

Fila para Travessia Salvador-Mar Grande se estende ao longo da Avenida da França, usuários reclamam

Começou cedo e bastante intensa neste sábado (25) a demanda às embarcações que fazem a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande. Por causa da grande demanda, a fila se estendem ao longo da Avenida da França.

Detalhe: em decorrência da maré baixa deste sábado, a travessia precisou fazer uma parada forçada, das 8h às 9h20, o que está impactando no tempo de espera.  Com a baixa da maré e a falta de dragagem, as embarcações ficam impedidas de atracar no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, por falta de profundidade do canal de navegação.

Moradores, turistas estão insatisfeitos com a foma que opera o sistema, confira a baixo as intensas reclamações nos links em vermelho:

INEFICIÊNCIA DA AGERBA CAUSA GRANDES FILAS E TUMULTO EM TERMINAL DE LANCHAS SALVADOR- MAR GRANDE
MORADORES E ASSOCIAÇÃO DAS ILHAS ENTRARÃO COM AÇÃO AO MP CONTRA AS LANCHAS
USUÁRIOS RECLAMAM DE MAU SERVIÇO OFERECIDO EM TRAVESSIA SALVADOR – MAR GRANDE
LANCHA COM MAIS DE 200 PESSOAS ENCALHA EM MAR GRANDE
 

Quem passa pela Avenida Terminal da França ver longas filas na espera da travessia e quem depende das lanchas precisam ter bastante paciência.

Quem é deficiente físico precisa ser carregado por falta de acessibilidade nas lanchas, no Terminal e nos banheiros dentro das embarcações.

 Em nota, a Astramab informa que as saídas do Terminal Náutico ocorrem, em alguns momentos, a cada 10 minutos. O intervalo normal em períodos de grande procura é de 15 em 15 minutos.

Segundo a Astramab, depois da parada forçada, a travessia será retomada com 12 embarcações em tráfego, saídas fixas de 15 em 15 minutos ou a cada 10 minutos, conforme a demanda. O último horário no sentido Mar Grande neste sábado é às 18h e não às 20h, também devido à maré baixa. No sentido inverso a última saída é às 18h30. 

Carnaval

A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) estima que 13 mil passageiros, por dia, utilizem a travessia marítima do sistema Salvador Mar Grande durante o período de carnaval. Para atender a demanda, 12 embarcações estarão a disposição, e as saídas poderão acontecer a cada 15 minutos, tanto do Hidroviário de Vera Cruz, em Mar Grande, quanto do Terminal Náutico da Bahia, em Salvador.

Ainda de acordo com a Astramab, a travessia vai funcionar das 5h às 20h durante o carnaval, mas caso o fluxo de passageiros seja grande, o encerramento das operações poderá ser estendido.  De segunda a sábado, o preço da passagem é R$ 5,30, e nos domingos e feriados, R$ 7,10. A viagem tem tempo médio de 35 a 40 minutos.