Data de Hoje
28 March 2024

Entenda tudo sobre anticoncepcional por Drª Paula Leal

O anticoncepcional (ACO) ocupa hoje uma posição desfavorável pelos possíveis colaterais. Sim, o uso de ACO hormonais, especialmente aqueles combinados podem levar a acidente vascular cerebral e isquemia. Mas para outras mulheres podem ter benefícios, incluindo a melhora da cólica menstrual, endometriose e TPM.

O uso de contraceptivos hormonais também pode reduzir o sangramento menstrual intenso e a anemia associada. Além disso, os contraceptivos hormonais combinados protegem o endométrio, gerenciam a acne e o hirsutismo em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Colaterais acontecem com qualquer droga. Vejo homens usando finasterida para não ficar careca com colaterais bem ruins e alguns não tem efeito algum.

Só não acho certo “profissionais” que querem inovar bradarem que anticoncepcional é veneno e que tem que ser abolido! A gravidez indesejada pode colocar mais em risco a saúde de uma mulher do que o uso de ACO. Já ouviram falar em pré-eclampsia, diabetes gestacional, mola hidatiforme? A gravidez pode vir com hemorragia, hipertensão e comprometimento imunológico. Está associada ao ganho de peso e pode levar ou acentuar a obesidade.

A maioria das grávidas sofrem uma hospitalização e aproximadamente um terço passa por uma grande cirurgia e enfrenta riscos associados. Embora os contraceptivos hormonais possam aumentar riscos em algumas condições, os hormônios observados na gravidez ampliam esses riscos. Filho é bom quando você planeja ou tem maturidade para ser mãe. Para uma menina jovem uma gravidez pode ser um transtorno! Além do mais, para aquelas que não querem estar sujeitas aos efeitos colaterais temos opções.

O médico deve seguir critérios de elegibilidade para uso de contraceptivos. Algumas condições limitam o uso de contracepção hormonal combinada (mutações trombogênicas conhecidas, tabagismo) e para esses casos temos métodos exclusivamente de progestina (incluindo implantes contraceptivos e DIU com ou sem hormônio) que são opções seguras e que NÃO afetam os níveis de testosterona, ganho de massa magra ou a libido como os outros. Sejamos mais conscientes e responsáveis com nossas mulheres. Elas merecem! Bom fim de semana, pessoal!

 

saibam mais e siga

www.paulaleal.com.br

 

View this post on Instagram

O anticoncepcional (ACO) ocupa hoje uma posição desfavorável pelos possíveis colaterais. Sim, o uso de ACO hormonais, especialmente aqueles combinados podem levar a acidente vascular cerebral e isquemia. Mas para outras mulheres podem ter benefícios, incluindo a melhora da cólica menstrual, endometriose e TPM. O uso de contraceptivos hormonais também pode reduzir o sangramento menstrual intenso e a anemia associada. Além disso, os contraceptivos hormonais combinados protegem o endométrio, gerenciam a acne e o hirsutismo em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Colaterais acontecem com qualquer droga. Vejo homens usando finasterida para não ficar careca com colaterais bem ruins e alguns não tem efeito algum. Só não acho certo "profissionais” que querem inovar bradarem que anticoncepcional é veneno e que tem que ser abolido! A gravidez indesejada pode colocar mais em risco a saúde de uma mulher do que o uso de ACO. Já ouviram falar em pré-eclampsia, diabetes gestacional, mola hidatiforme? A gravidez pode vir com hemorragia, hipertensão e comprometimento imunológico. Está associada ao ganho de peso e pode levar ou acentuar a obesidade. A maioria das grávidas sofrem uma hospitalização e aproximadamente um terço passa por uma grande cirurgia e enfrenta riscos associados. Embora os contraceptivos hormonais possam aumentar riscos em algumas condições, os hormônios observados na gravidez ampliam esses riscos. Filho é bom quando você planeja ou tem maturidade para ser mãe. Para uma menina jovem uma gravidez pode ser um transtorno! Além do mais, para aquelas que não querem estar sujeitas aos efeitos colaterais temos opções. O médico deve seguir critérios de elegibilidade para uso de contraceptivos. Algumas condições limitam o uso de contracepção hormonal combinada (mutações trombogênicas conhecidas, tabagismo) e para esses casos temos métodos exclusivamente de progestina (incluindo implantes contraceptivos e DIU com ou sem hormônio) que são opções seguras e que NÃO afetam os níveis de testosterona, ganho de massa magra ou a libido como os outros. Sejamos mais conscientes e responsáveis com nossas mulheres. Elas merecem! Bom fim de semana, pessoal!

A post shared by Dra Paula Leal (@drapaulaleal) on