Data de Hoje
28 March 2024

MEC revoga decisão de não avaliar alfabetização de crianças

A medida do Ministério da Educação que adiava a avaliação da alfabetização de crianças para 2021 foi revogada. No Diário Oficial da União desta terça-feira, 26, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez assina decreto que anula a decisão anunciada na segunda-feira, que terminou com o pedido de demissão da secretária de Educação Básica, Tânia Leme de Almeida. Ainda não há informações sobre as novas diretrizes para as avaliações.

A suspensão do adiamento apenas um dia depois do anúncio original é mais um recuo do ministério comandado por Vélez Rodríguez, que enfrenta uma disputa interna envolvendo diferentes núcleos que sustentam o governo.

O MEC havia decidido alterar projeto do ex-presidente Michel Temer e não avaliar a alfabetização das crianças brasileiras até 2021. O índice é medido pelo Sistema de Avaliação Básica (Saeb), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A pasta justificou que o adiamento foi solicitado pela Secretaria de Alfabetização porque no ano de 2021 todas as escolas do país terão implantado a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estarão ajustadas às políticas de alfabetização propostas pelo ministério.