Data de Hoje
20 April 2024

Mesmo com casos de coronavírus confirmados, Alagoinhas e Vitória da Conquista retornam às atividades comerciais

Prefeitos das cidades assinaram decreto determinando que comércio volte a funcionar

Mesmo diante dos casos confirmados de coronavírus (Covid-19), as prefeituras dos municípios de Vitória da Conquista e Alagoinhas, no interior do estado, decretaram o retorno das suas atividades atividades comerciais. A partir desta segunda-feira (6), alguns estabelecimentos comerciais passam a funcionar em horários reduzidos nas duas cidades.

Em Vitória da Conquista, o funcionamento se dará em horário parcial, mediante distribuição das atividades em dois blocos que se revezarão diariamente entre os turnos da manhã e da tarde. Os dias de sábado e domingo devem s R reservados para o funcionamento das feiras livres e demais atividades essenciais. Confira o esquema de rodízio:

* Segunda e quarta: 8h às 13h e terça e quinta: 13h às 18h

1. Vestuário
2. Camas, mesa e banho
3. Artigos esportivos
4. Utilidades do lar
5. Caçados, bolsas e demais acessórios
6. Tecidos
7. Armarinhos
8. Cosméticos e perfumarias
9. Joalherias e bijuterias
10. Óticas

* Segunda e quarta: 13h às 18h e terça e quinta: 8h às 13h

1. Eletrodomésticos;
2. Eletroeletrônico;
3. Informática;
4. Móveis;
5. Artigos para escritório;
6. Estúdios de revelação e impressão fotográficas;
7. Gráficas;
8. Papelarias e Livrarias;
9. Lavanderia;
10. Colchões;
11. Floriculturas;
12. Artigos para festas, chocolates e bombonieres.

Estabelecimentos que devem funcionar independentemente do horário excepcional de funcionamento do atendimento ao público:

1. Serviços de saúde, farmácias, assistência médica e hospitalar;
2. Hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todas os demais estabelecimentos relacionados à cadeia produtiva de gêneros alimentícios;
3. Lojas de conveniência;
4. Clínicas veterinárias, lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais.
5. Distribuidores de gás;
6. Lojas de venda de água mineral;
7. Padarias;
8. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
9. Tratamento e abastecimento de água;
10. Captação e tratamento de esgoto e lixo;
11. Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
12. Segurança privada;
13. Serviços funerários;
14. Bancos, lotéricas e cooperativas de crédito;
15. Postos de combustível e lava rápidos;
16. Lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da construção civil;
17. Lojas de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores;
18. Concessionárias de veículos;
19. Hotéis e pousadas;
20. Outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos ou Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as medidas estabelecidas pela prefeitura de Vitória da Conquista está a renovação por mais sete dias do fechamento temporário de todos os shopping centers e galerias. Ja os mercados, supermercados e farmácias localizados no interior desses locais estão autorizados a funcionar. Confira outras medidas:

* As empresas do setor Industrial do município poderão funcionar devendo observar os protocolos de segurança e enfrentamento ao Covid-19;

* Suspensão, pelo prazo de sete dias, de visita aos cemitérios do município, ficando permitido somente os sepultamentos com número máximo de 10 pessoas;

* Prorrogação, pelo prazo de mais sete dias, do Regime Excepcional de Teletrabalho para serviços essenciais na Administração Pública de Vitória da Conquista.

O funcionamento de estabelecimentos como academias de ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos, bares e restaurantes e salões de beleza seguem suspensos no município de Vitória da Conquista onde há quatro casos confirmados da doença até o momento.

Em Alagoinhas, onde também há quatro casos confirmados da Covid-19, um novo decreto determina que estabelecimentos comerciais da cidade também voltem a funcionar a partir de segunda-feira. Atividades devem ser retomadas com horário reduzido, das 8h às 14h, por um prazo de até seis dias.

Estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar das 8h às 21h, até o dia 12 de abril.