Data de Hoje
19 April 2024

Quedas de energia deixa cidade sem semáforos; Coelba culpa a natureza

Não é novidade que basta chover ou ventar um pouco para a maioria das sinaleiras nas ruas de Salvador apresentarem problemas. Para quem passa pela Av. Adhemar de Barros, em Ondina, a situação ficou corriqueira e não acontece só quando chove. No início do mês, alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) procuraram a Metrópole para denunciar os constantes problemas no equipamento.

Segundo eles, a sinaleira apareceu piscando pela primeira vez no dia 19 de junho. Após três dias quebrado, e colocando em risco os pedestres que precisavam atravessar, o aparelho voltou a funcionar, mas repetiu o defeito nas duas semanas seguintes.

Pituba, Costa Azul, Itaigara e Orla de Salvador também têm semáforos mais “apagáveis” pelo vento e pela chuva. Com a palavra, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A Coelba insiste que a chuva e os fortes ventos são os principais causadores das quedas de energia. “Quando ocorre aumento no número de ocorrências, são priorizadas aquelas que afetam um número elevado de consumidores”. Apesar disso, segundo a empresa, é impossível afirmar que a intermitência nos semáforos seja causada somente pela falta de energia, precisando analisar caso a caso.