Data de Hoje
28 March 2024
senadora Lídice da Mata (PSB-BA) Foto reprodução

Lídice da Mata faz críticas a governo Temer e diz que ele não é popular

Para a senadora baiana Lídice da Mata (PSB), apesar do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o debate sobre a possibilidade de novas eleições presidenciais antes de 2018 ainda não está encerrado. “Já que nós não queremos eleição direta, vamos fazer uma eleição indireta. Porque se Temer for cassado, a eleição será indireta. O Congresso será transformado num colégio eleitoral e vai eleger um novo presidente, o que demonstra que há uma necessidade de uma nova formatação de poder no Brasil. No Parlamentarismo, quando cai o gabinete, um novo gabinete se constitui e se convoca uma nova eleição parlamentar”, afirmou a senadora em entrevista exclusiva à Tribuna.
 
Lídice diz que ao passo que aumenta a impopularidade do governo Temer, aumenta também sua blindagem na Câmara dos Deputados e no Senado, porque, segundo ela, o novo presidente é completamente refém dos políticos que aprovaram o impeachment de Dilma, e, consequentemente, ascenderam o peemedebista ao poder. “O Brasil não está tentando se recompor por meio de novas eleições. Está tentando por cima, onde o governo está com uma grande desaprovação popular, mas com uma grande aprovação interna nos interesses dos políticos. Quanto mais o governo Temer se afasta do povo, mais ele agrega através dos favores políticos, ao parlamento, em torno do seu governo”.
 
Exemplo da antipatia da população ao novo governo, na interpretação da senadora, é a PEC 241, que limita pelos próximos 20 anos os gastos do governo em áreas imprescindíveis à dignidade humana, como saúde e educação. Lídice da Mata é contra a medida, que já foi aprovada na Câmara e já tramita no Senado. “Quem votou na PEC 241 comemorando, 15 dias atrás, hoje deve estar muito preocupado com o desdobramento disso no país. Está claro que haverá, e já está havendo, uma mobilização popular contra. Eu não conheço nenhum país no mundo que tenha constitucionalizado uma política de ajuste fiscal.