Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Reprodução

Mal de Parkinson pode ter como causadoras bactérias no intestino; diz estudo

O mal de Parkinson pode estar relacionado a bactérias que se alojam no intestino. A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), EUA, a partir de experimentos em ratos. Se confirmado em humanos, o resultado deve levar ao desenvolvimento de novas drogas com o objetivo de eliminar o micro-organismo.

Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores utilizaram ratos geneticamente programados para desenvolver Parkinson. No entanto, a doença só apresentaram sintomas nos animais com bactérias no intestino. “Os ratos eram geneticamente idênticos, a única diferença era a presença ou ausência da microbiota intestinal.

Agora estamos confiantes de que estas bactérias regulam, e podem até ser necessárias, para os sintomas de Parkinson”, afirmou Timothy Samson, pesquisador da Caltech. Os cientistas explicaram que a bactéria libera substâncias químicas que ativam partes do cérebro e levam ao dano. “A pesquisa revela que a doença neurodegenerativa pode ter sua origem no intestino, e não somente no cérebro, como se pensava”, ressaltou o professor Sarkis Mazmanian, também envolvido no estudo. “Esta é uma mudança de paradigma e abre a porta para novas possibilidades de tratamentos”, completou.

Com informações do Bahia Notícias