Data de Hoje
19 April 2024

Manifestantes fecham BA 381 para impedir DNOCS de secar o Açude de Jacurici, defendendo os pescadores locais

Após o presidente do Sindicato dos Pescadores, Ailton do Morcego ter gravado um vídeo, convocando sua classe para defender a conservação da água do Açude Pública de Jacurici, começou uma polêmica em nível de Bahia, chamando a atenção do coordenador do DNOCS, na Bahia, Eraldo Rocha. Acontece que muitos acreditam que Eraldo Rocha indicado pelo PMDB, de Luciano e Geddel tenha atuado politicamente para defender votos de deputado com interesse em colégios eleitorais, de Santa Luz e Queimadas. A ideia veio à tona quando o áudio vazado na internet, de domínio público, expõe uma conversa de Rocha com um vereador do município de Queimadas, vulgo Reges, se referindo ao presidente do Sindicato dos pescadores como sendo “sujeito não identificado”. Acontece que a revolta é da população ribeirinha, que se utiliza da água do Açude para sua sobrevivência, pois é uma grande comunidade de pescadores

A prefeita de Itiúba, Dra. Cecília Petrina esteve acompanhando a manifestação. Inclusive, na explanação do coordenador Eraldo Rocha, que ocupa um cargo de confiança do governo MICHEL TEMER do PMDB, há críticas claras à prefeita de Itiúba, do PC do B, Cecília. Rocha fala até em Policia Federal, deixando claro que a ação de abrir as comportas não tem nada a ver com os governos municipal e estadual.

Rocha ainda disse que o açude é um patrimônio público. “Existem duas cidades em colapso hídrico – Queimadas e Santaluz – e existe reserva do Açude de Jacurici. O açude tem mais de 87% de capacidade de armazenamento. São quase 150 milhões de metros cúbicos de água e não seríamos irresponsáveis em liberar a água se fosse secar o açude.” Disse Eraldo Rocha, porém, com a discordância de toda a

A partir das 6 horas da manhã de hoje, (20/02/2017), desta segunda-feira, a população de Rômulo Campos, Morcego, Taquari e Piaus, bloqueou os dois sentidos da BA 381, entre os municípios de Cansanção e Itiúba, no Distrito de Rômulo Campos (Itiúba), centro norte baiano, para impedir que o DNOCS abra as comportas do Açude de Jacurici, e que se evada de modo desordenado por um canal, apelidado pelos moradores de ‘canal do desespero’, em direção aos municípios de Queimadas e Santa Luz. Havia uma viatura da polícia no local. O coordenador do DNOCS na Bahia, Eraldo Rocha solicitou a presença até da PF.

ELEMENTO NÃO IDENTIFICADO, AILTON DO MORCEGO

Com relação ao cidadão que Eraldo e o vereador de Queimadas se referiram como elemento não identificado, é um cidadão que vive às margens do Açude Jacurici, e é presidente de um importante Sindicato de Pescadores, inclusive é vice-presidente do PSB em Itiúba, sendo presidente o estudante de Jornalismo e Pedagogia, Aroldo Pinto. Com certeza, é um cidadão de bem que defende com bastante hombridade a classe dos pescadores e é bastante conhecido na comunidade.