Data de Hoje
29 March 2024
Foto reprodução

Ministro é exonerado por Michel Temer para votar a favor da PEC 241

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (25) para participar da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite para os gastos públicos. Deputado federal, Bezerra Filho está licenciado do mandato para atuar como ministro. Tida como prioridade pelo governo, a PEC 241 já foi aprovada pela Câmara em primeiro turno, por 366 votos a 111, mas, para ir ao Senado, ainda precisa ser analisada em segundo turno. A votação está prevista para esta terça (25).  Para ser aprovada na Câmara, a proposta precisa de, ao menos, 308 votos favoráveis dos 513 parlamentares.
 
De acordo com o ministério, Fernando Bezerra Filho deve ser nomeado de volta à função até esta quinta (27), de acordo com o andamento da votação no plenário da Câmara. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, que já havia sido exonerado na última quinta (20) para comandar a articulação do governo a favor da PEC, também irá votar nesta terça e só retorna ao cargo após o encerramento dos trabalhos, segundo o próprio ministério.
 
A fim de garantir os votos necessários para aprovar a propsota, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do presidente Michel Temer, ofereceu um jantar a parlamentares da base de apoio ao governo na sua residência oficial, na noite desta segunda (24). Temer também se reuniu na noite de segunda no Palácio do Planalto com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir o rito da PEC 241 no Senado.
Inf: G1