Data de Hoje
19 April 2024
Foto: Reprodução

Museu de Ciência e Tecnologia passa por revitalização

O Museu de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (MCT), localizado na Avenida Jorge Amado, nos limites dos bairros de Pituaçu e Imbuí, em Salvador vai passar uma revitalização. O MCT é o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina, inaugurado em 17 de fevereiro de 1979, sendo por muito tempo um espaço de popularização da ciência. O local estava vinculado à reitoria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) até ser transferido, em agosto de 2013, por meio do decreto estadual nº 14.719, para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Este ano, a Secti apresentou projeto de requalificação do museu, com o objetivo de devolver à sociedade baiana um equipamento de grande valor patrimonial, cultural, artístico e ambiental. Segundo o Secretário da pasta, Manoel Mendonça, o projeto já foi enviado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a expectativa é de que a reabertura aconteça no prazo mínimo de dois anos.

Caracterizado como um espaço privilegiado, o novo MCT vai possibilitar, através de exposições permanentes e temporárias, o pleno acesso de crianças, jovens e adultos para que eles possam interagir com as instalações. De acordo com Griselda Kluppel, professora responsável pelo projeto arquitetônico, a ideia é conseguir parcerias de instituições públicas e privadas para poder mantê-lo.

Por Metro1