Data de Hoje
25 April 2024

O que o Vitória precisa para escapar da degola no Brasileiro

De acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time que terminar a Série A com 46 pontos tem apenas 2,2% de chance de ser rebaixado. A conta não é uma verdade absoluta, mas um parâmetro de acordo com a média do campeonato atual.

O Leão tem 35 pontos após 31 das 38 rodadas realizadas. Ou seja, a meta é somar 11 pontos nos sete jogos finais, com 21 em disputa. É um aproveitamento de 52,3%, acima dos 37,6% que o time registra até aqui. Três empates e dois empates, por exemplo. Os mesmos matemáticos da UFMG dão 9% de chance de queda com 45 pontos. Com 44 pontos, o risco de rebaixamento aumenta para 25%.

Outro recorte possível para ver que o rubro-negro precisa melhorar o desempenho é que o Vitória conseguiu nove pontos nos últimos sete jogos, coincidentemente o período em que o técnico Argel está na equipe. Ele comandou em quatro jogos fora e três em casa. Agora será o inverso.

O time fará quatro dos sete jogos finais no Barradão, o que significa dizer que, se o Leão fizer o dever de casa e ganhar os quatro, chega a 47 pontos e escapa do rebaixamento. Os adversários do rubro-negro em Salvador serão Cruzeiro, Atlético-PR, Figueirense e, na última rodada, o Palmeiras. Fora, o time visita Fluminense, Santos e Coritiba. São três confrontos diretos, sendo dois como mandante.

Vale o alerta: em uma comparação com os sete jogos finais do primeiro turno, quando enfrentou os mesmos adversários que terá novamente pela frente, o Vitória, na época treinado por Vagner Mancini, somou apenas seis pontos.

O próximo confronto, por sinal, é no Barradão, domingo, às 16h, contra o Cruzeiro.  Uma vitória tira o Leão do Z4, pois passa o time mineiro. A venda de ingressos já começa nesta terça-feira (18). Tem promoção. Arquibancada custa R$ 10 e cadeira, R$ 30. Os pontos de venda são: Barradão e lojas licenciadas nos shoppings Capemi, Lapa, Paralela e Pituba Open, das 9h às 17h, além do site . Criança até 12 anos não paga. A venda para cruzeirenses começa na quinta-feira.

Por Herbem Gramacho / iBahia