Data de Hoje
20 April 2024
Foto Reprodução

Presidente do Sindimed critica a saúde da Bahia ‘’está na UTI’’

Em uma entrevista na manhã desta quinta-feira (30), o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, comentou sobre o fechamento dos hospitais Octávio Mangabeira, Mário Leal e Juliano Moreira, em Salvador. O assunto repercutiu por causa de um requerimento do vereador Euvaldo Jorge (PPS) solicitando esclarecimentos do secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas.

De acordo com Magalhães, a informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde). “Recebemos a informação do fechamento pelo pessoal que teve uma audiência oficial com o secretário. O Sindsaúde informou que o secretário disse que ia fechar porque era hospital que não dava lucro”, afirmou. Classificando a situação como “preocupante”, o dirigente do Sindimed afirmou ainda que já estuda medidas judiciais. “Estamos discutindo a possibilidade de acionar o Ministério Público, porque eu acho que se acontecer o fechamento vai ser um prejuízo muito grande para a sociedade”, destacou.

“O Octávio Mangabeira é um dos principais hospitais em doença respiratória. Os outros dois, são específicos de pacientes psiquiátricos. Há uma desassistência grave na parte de psiquiatria, há uma desarticulação dos Caps [Centros de Atendimento Psicossocial]. Então se você fecha você estará expondo uma população de pacientes que precisam de internamento, acompanhamento, à mercê da própria sorte”, acrescentou.

“De uma forma geral, a Saúde da Bahia tá na UTI. Dou nota 4,5 e com muita bondade. Em todo o estado, estamos hoje em uma situação extremamente complicada, faltando material, tem colega que faz improvisação de material. Estamos no pior dos mundos”, finalizou.

Por Click Notícias