Data de Hoje
26 April 2024
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Publicas

Saiba como se candidatar a 2,6 mil vagas temporárias para o fim do ano

A dois meses para o Natal, um recente levantamento aponta onde estão e como chegar até as 2.665 vagas de contratação temporária. A chegada do período natalino indica a luz no fim do túnel para 1,4 milhão de pessoas desempregadas na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Salvador), o comércio deve gerar 3 mil vagas  sazonais até dezembro. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é ainda mais otimista e estima 5,9 mil contratações na RMS.

O motivo de tanto otimismo, segundo o diretor de Tecnologia e Operações da CDL Salvador, Felipe Sica, é o resultado de alguns dados da atividade econômica como os índices de confiança do consumidor e do empresariado. “O sentimento, em geral, é que o pior da recessão já passou. A gente vem percebendo mais otimismo por parte dos varejistas”, afirma.

Para o coordenador regional da Abrasce, Edson Piaggio, esse será um Natal mais modesto que o anterior em número de contratações temporárias. “Com tanta instabilidade na economia, é difícil prever um fim de ano melhor, mas percebemos que a confiança do consumidor está melhorando. E quanto maior o nível de confiança, melhor para o varejo”, analisa.

Os números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) confirmam a previsão de queda de 2,4% em postos de trabalho temporários em relação a 2015. Ainda de acordo com o órgão, que não possui dados regionalizados, mesmo com expectativa de retração de 3,5% no faturamento do varejo, o Natal deste ano vai gerar 135 mil vagas temporárias em todo o Brasil.

Em busca da luz

A vendedora Adriele Santos é uma das pessoas que estão à procura de um lugar ao sol e espera conseguir uma vaga ofertada pelo comércio no final do ano. Ela está desempregada há 6 meses e tem ensino médio completo, cursos de atendente e informática, além de duas experiências no varejo. “Deixei currículo em vários lugares, mas até agora não chamaram para nada. Quero trabalhar, não importa a oportunidade. Se pintar uma chance como temporária será ótimo”, afirma.

Já o professor de esporte de aventura Agibel Brum pode ser chamado de temporário profissional. Isso porque já trabalha há mais de 5 anos como Papai Noel. Além de ser uma boa forma de complementar a renda, Brum afirma que gosta do que faz e ama trabalhar com o sonho das crianças.

“Eu começo a entrar no clima do personagem em maio, quando deixo a barba crescer. Bem antes do Natal já começo a visitar as lojas de brinquedos para ficar por dentro das novidades e dos personagens da moda. Acho que isso é meu diferencial como profissional porque entro no mundo das crianças”, afirma o Noel do Paralela, que chega a receber, só no período de final de ano, o correspondente ao que ganha em cinco meses dando aulas.

Para quem ainda quer garantir uma vaga de ajudante ou outras funções promocionais no comércio, o bom velhinho temporário dá a dica. “Tem que gostar de criança e gostar desse trabalho. Se fosse só pelo dinheiro eu não faria. Precisa entender e conquistar os pequenos”.

Vagas à vista

Os shoppings são alguns dos estabelecimentos que mais contratam temporários no Natal. No Piedade, por exemplo, há a previsão de 50 vagas apenas para o pessoal que trabalha com marketing e promoções. As oportunidades vão desde Papai Noel, passando por assistentes do bom velhinho, até atendentes de balcão para troca de cupons promocionais. “Tem que ter um perfil específico para essas vagas, ser ágil, prestativo e simpático com os clientes, gostar de criança e incorporar o personagem”, aponta a coordenadora de marketing do Shopping Piedade, Juliana Brandão.

Ela acrescenta que essas 50 vagas não incluem as contratações diretas pelos lojistas, que representam o volume maior de oportunidades. “Sabemos que nem todo mundo vai contratar, mas temos lojistas que vão chamar até 30 temporários”.

Fonte: Correio