Uber em Camaçari- Foto reprodução
Uber em Camaçari- Foto reprodução

Sem polêmica Uber já é uma realidade em Camaçari

Diferentemente dos grandes centros, como Salvador e outras capitais, o UBER,  sistema de transporte  que usa um aplicativo de celular  para conectar passageiros a motoristas parceiros do sistema, vem sendo utilizado sem muita polêmica em Camaçari e recebendo elogios dos clientes.

A jovem Hevenli disse que virou cliente e já usou três vezes. “Na primeira vez estava no bairro Inocoop e com mais duas amigas utilizamos o UBER para ir até a Seven, a viagem deu oito reais, dividimos em três, achei o máximo do conforto e do barato, menos que uma moto taxi” comemorou.

Na segunda vez que Hevenli utilizou o serviço foi para uma viagem partindo da Gleba E com destino ao bairro dos 46, em Camaçari, segundo ela foi muito bem tratada e logo em seguida que fez o pedido o carro estava na porta de sua casa. “O sistema é muito seguro, eles tem o nosso cadastro como passageiro e o cadastro do motorista. A viagem custou apenas 10 reais” disse.

Outro usuário chegou a usar a rede social para comemorar sua satisfação com o serviço e postou “Uber é massa, em Camaçari é a Salvação!!”.

A reportagem do Camaçari Notícias ouviu o relato de uma passageira que contratou o serviço do UBER para uma viagem para Salvador e disse ter pago R$ 47,00.

Como chamar um Uber

A tecnologia do aplicativo agrega ferramentas importantes que ajudam a trazer segurança, antes, durante, e depois de cada viagem realizada por meio da plataforma da Uber, tanto para parceiros como para usuários. Para chamar um carro, o usuário precisa apenas baixar o app em seu celular e criar uma conta. Aí é só abrir o app e apontar no mapa ou escrever o endereço de onde o motorista deve encontrá-lo.

Antes

Ao chamar um Uber, é possível  acompanhar o trajeto dele até a chegada no ponto inicial, permitindo que o usuário aguarde a chegada do carro em segurança. Além disso, o usuário tem acesso a foto, nome do motorista, modelo e placa do carro. Vale lembrar que, para se cadastrar como motorista parceiro, é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR, e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo, Bilhete de DPVAT do ano corrente. Existe um seguro APP que cobre motoristas e usuários em cada viagem, em caso de acidentes. Quando o usuário precisa contatar o motorista ou vice e versa, o número de telefone é anonimizado.

Durante

Ao longo do trajeto é possível compartilhar a sua localização e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário desejar, além do caminho sendo feito pelo motorista parceiro com qualquer pessoa por redes sociais ou mensagem. Caso o usuário tenha um Perfil Familiar, cada vez que uma pessoa cadastrada em seu perfil começa uma viagem, ele pode automaticamente acompanhar o percurso diretamente de seu celular.

Depois

Um ponto importante é o sistema de  “avaliação mútua” após cada viagem. Além de ser anônima, é ela que garante que a plataforma mantenha-se saudável tanto para motoristas parceiros quanto para usuários. Os motoristas precisam ter média de 4,6 (em uma escala de 1 a 5 estrelas) para continuar na plataforma. O usuário também pode ser desconectado da plataforma se tiver uma média baixa de avaliações ou conduta que viole os termos de uso. Após cada viagem, os usuários recebem um recibo com os detalhes do preço e o mapa do trajeto realizado. Caso o passageiro precise reportar algum incidente, a Uber conta com uma equipe de suporte ao usuário que analisa caso a caso.

 

Comentário

commentários