Data de Hoje
24 April 2024

Suíca questiona mudanças do ensino médio feitas pelo governo Temer

As mudanças realizadas por Medida Provisória no Ensino Médio do Brasil, pelo governo interventor de Michel Temer (PMDB), deixaram o vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca (PT), candidato à reeleição no pleito deste ano, indignado. Durante atividade com jovens estudantes secundaristas e universitários, no sábado (24), Suíca apontou para a discrepância em acabar com a obrigatoriedade de matérias. “A educação tem que ser tratada de maneira mais séria, não cabe uma medida provisória ser aplicada neste campo e assim mudar os rumos do sistema de ensino de uma hora para outra. Uma medida como essa tem que ser construída com ampla participação de gestores, educadores, ouvindo o CNE [Conselho Nacional de Educação]”.

unnamed-2Para o edil, a escola deveria ser mais “atrativa e fascinante” para que os estudantes se interessem mais, “evitando que os jovens brasileiros se percam para o crime”. Suíca ainda aponta que os próprios gestores estão preocupados de como será a implantação dessa medida de forma abrupta. “O que mais me deixa indignado é que políticos que se dizem oposição ao governo Temer, mas não são, se colocam defendendo uma coisa que não é da alçada deles e concordando com as maluquices que fizeram com a educação no país, estão querendo estagnar o conhecimento e evitar o desenvolvimento crítico das crianças e adolescentes”, aponta Suíca.

unnamed

Segundo o vereador de Salvador, tirar a educação física da escola é um crime e ainda afirma “que há um perigo no estudante começar a se especializar em apenas uma área no ensino médio”, já que isso pode enfraquecer uma formação mais ampla e cidadã. “Como você quer formar atletas? Como você quer formar cidadãos críticos, pensadores, conscientes sem as disciplinas de sociologia, filosofia e artes? Infelizmente ainda têm pessoas que defendem um projeto desses. A gente sabe que um desses defensores quando passou pela Secretaria de Educação de Salvador deixou um rastro de maldade e de desmando, deixou a marca de Nero ao queimar Roma”.

 

Ascom do Vereador Luiz Carlos Suíca