Data de Hoje
24 April 2024
Foto reprodução

Vídeo cenas fortes: rebelião mais violenta da história deixou pelo menos 26 mortos em presídio no RN

A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, região metropolitana de Natal (RN), deixou cerca de 26 detentos mortos, de acordo com o Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep). A informação é do jornal O Globo. Oficialmente, o secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Walber Virgolino, informou neste domingo (15) que são pelo menos 15 mortos dentro da unidade prisional. A rebelião começou na tarde do sábado, dia 14/1, e terminou depois de 14 horas na manhã deste domingo, dia 15/1. É considerada por Virgolino como ” a pior crise do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte em termos de mortes”.

 De acordo com o diretor do Itep, Marcos Brandão, cerca de 300 sacos mortuários, que possuem isolamento, foram colocados à disposição das equipes de perícia. Um contêiner frigorífico foi alugado e será instalado na rua ao lado do órgão. A rua está isolada. “Estamos com a perícia no local há 40 minutos, ainda há corpos que foram jogados nas fossas do pavilhão”, disse. Em entrevista coletiva na do último domingo (15), o secretário Walber Virgolino disse que seis presos que comandaram a rebelião já foram identificados e serão transferidos. Ainda segundo Virgolino, a rebelião está controlada.

Para que seja feita a identificação, os corpos foram levados para o Instituto de Técnico-Científico de Polícia (Itep). Um caminhão frigorífico foi alugado para armazenar os corpos enquanto não acontece a liberação para os enterros. Além disso, legistas do Ceará e da Paraíba foram deslocados para ajudar no trabalho de identificação dos corpos.

Veja a seguir vídeo com cenas fortes!

https://www.youtube.com/watch?v=gtYcvpkuNqE&feature=youtu.be