Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução

Pokémon GO: você pensa que está caçando? O caçado é você

A nova febre digital o Pokémon GO chegou no Brasil em agosto com várias polêmicas, positivas e negativas, o jogo Pokémon GO desde então, vários usuários correram para “baixar” o aplicativo e iniciar à caça aos bichinhos virtuais.

O que tem sendo falado em vários sites de tecnologia é que os usuários estão pondo sua vida pessoal exposta em troca da caçada.

O que muitos não sabem é que essas ferramentas podem funcionar como uma verdadeira porta de entrada para as empresas, que passam a ter acesso livre às informações que você armazena.  Em entrevista ao site Aratu Online o professor universitário e consultor na área de comunicação, Marcelo Chamusca:

“Em geral, todos os seus dados podem ser acessados, assim como os locais que você frequenta. No caso do Pokémon GO é pior ainda, já que o usuário utiliza a câmera dos dispositivos, ou seja, até a sua casa pode ser mapeada. Em resumo, abre-se mão de toda e qualquer privacidade”.

Em um mundo capitalista, é de se estranhar que serviços sejam oferecidos de forma gratuita. O nível de “invasão” varia de acordo com cada aplicativo.

E depois de ler os termos a ansiedade para obter o aplicativo e começar a jogar, os usuários não se atentam para as regras, e depois não poderá ter arrependimentos.

Segundo a advogada especialista em direito digital, Ana Paula Moraes, “a partir do momento que você concorda, se tiver os dados vazados, não poderá reclamar ou processar a empresa responsável”.

Ana Paula identifica pelo menos dois problemas, que classifica como graves, no caso do Pokémon GO. O primeiro deles é que o jogo só exige a autorização dos pais e responsáveis em casos de menores de 13 anos, em uma “clara violação da legislação brasileira e do Estatuto da Criança e do Adolescente”.

A advogada diz ainda que a novidade, cuja lógica de acesso aos dados é a mesma usada pelo Facebook e Google, faz com que a Niantic, empresa responsável, possa chegar até à raiz do seu aparelho.

“Eles te obrigam a liberar tudo, inclusive coisas que não seriam necessárias para o funcionamento do jogo, ou você não consegue finalizar o processo. Podem, por exemplo, acessar fotos e vídeos, inclusive de terceiros, que tenham sido enviados pelo whatsApp”.

E o que é feito com esses dados? Por que eles são tão importantes no mundo digital? Chamusca explica que informação e conhecimento sempre funcionaram como uma espécie de mola do mercado. “Esses dispositivos dão a possibilidade de uma informação aprofundada e isso, obviamente, vale muito”.

Se você ainda não entendeu, seu conteúdo pessoal, de formas variadas, é transformado em dinheiro por estas companhias. “Elas têm a possibilidade de saber o que você fez, onde fez, com quem fez e como fez. Assim, vão criando um banco de dados, estabelecendo padrões de comportamento e consumo”.

Por isso, ao instalar o jogo e sair à caça de Pokémons pelas ruas da cidade, tenha sempre em mente: o caçado está sendo você. Pior, será capturado sem que se dê conta do que está acontecendo e, neste caso, não há prêmios ou bônus para quem passar de fase.

Click Notícias