Data de Hoje
24 September 2021

​​Testes rápidos detectam dois casos de HIV durante Parada Gay

Exames confirmaram ainda outros oito diagnósticos positivos para sífilis
 
Durante a 14ª edição da Parada Gay, realizada no último domingo (13), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do projeto Fique Sabendo, realizou 79 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), sendo dois diagnósticos positivos para o vírus HIV e outros oito para sífilis.
Os pacientes com o resultado positivo para as sorologias receberam orientações dos aconselhadores sobre as doenças e foram encaminhados para uma unidade de referência da rede municipal. Além dos exames, agentes comunitários de saúde distribuíram no entorno da festa preservativos masculinos e femininos, unidades de gel lubrificante e panfletos educativos visando interromper a cadeia de transmissão das DSTs.
 

Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a SMS ampliou o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV: eram 33 no início de 2013, passando para 107 unidades em setembro de 2015. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames. 

Fonte: AGECOM/ Foto: Reprodução google
Facebook Comments