Data de Hoje
24 April 2024
Prefeitura Municipal de Salvador/ Foto: Arquivo Click Notícias

​Prefeitura estará presente em ação de cidadania no Conjunto Fazenda Grande 8B

Evento acontece gratuitamente no próximo dia 6, em Cajazeiras X, para moradores do Minha Casa, Minha Vida e comunidades vizinhas

Os moradores do conjunto Fazenda Grande 8B, localizado na Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X, vão receber uma série de serviços municipais nas áreas social e cultural gratuitos nesta sexta-feira (6), das 9 às 17h, dentro da Ação de Cidadania – Fórum na Rua. O evento é realizado através de parceria entre a Prefeitura, governo estadual e Fórum de Pós-Ocupação Minha Casa, Minha Vida.

Na ocasião, a Defesa Civil Móvel estará presente para recebimento de solicitações e orientações preventivas para o período das chuvas e a Ouvidoria estará com um posto para registro das manifestações. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) promoverá atendimento para regularização fundiária por meio do Casa Legal. A Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) levará ao estande parceiros que promovem cursos profissionalizantes. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promoverá o Boca de Brasa com duas atrações: atividades circenses para crianças, pela manhã, e o rap para o público jovem, à tarde.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) vai estar presente com o Ajuris Móvel (serviço de assistência jurídica gratuita), Bolsa Família Móvel (cadastramento ou atualização cadastral para programas sociais) e o Ruas de Lazer (atividades esportivas e de lazer). Além disso, técnicos dos centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Especializados de Referência e Assistência Social (Creas), assim como os da Coordenadoria de Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), vão dar orientações social e nutricional.

O Parque Social promoverá atividades voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do local e que vão contemplar crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade. As ações estarão concentradas nos ônibus adaptados Coletivo Digital, com atividades focadas na capacitação digital através da elaboração de currículos, e o Coletivo Literário, que oferecerá atividades lúdicas como teatro de fantoches e contação de histórias.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá feira de saúde com aferição de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, acompanhamento de saúde para o Bolsa Família, atendimento odontológico com um consultório móvel, escovação e vacinação infantil, além de palestras, dentre outras atividades. A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) vai fazer um mutirão de limpeza na região, com bota-fora, pintura de meio-fio, capinação e demais atividades, além de levar a oficina de reciclagem para a população. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) reforçará a iluminação no local.

Demais serviços – O Ação de Cidadania também contará com concurso de esmalteria e orientação sobre primeiros socorros promovido pelo Senac e palestras sobre educação bucal, escovação monitorada e distribuição de kits de escovação pelo Sesi. A Embasa e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) estarão presentes com caminhões de serviços para atendimento ao público.​

Agecom