Data de Hoje
24 April 2024

​Transalvador segue com ações da Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito vem sendo comemorada e lembrada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) desde a última quinta-feira (17), com diferentes ações que seguem durante esta semana (21 a 25). O tema proposto este ano é: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

De hoje até sexta-feira (25) acontecem palestras lúdicas sobre educação para o trânsito em diferentes escolas, sempre de 8h às 12h. No último sábado (19), a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) visitou bares e barracas de praia, alertando consumidores sobre a importância dos cuidados com o trânsito. O grupo seguiu de Patamares à rotatória de Itapuã.

Na sexta-feira (18), a atividade foi semelhante. A equipe da Gedut realizou ação educativa nos semáforos do Comércio, em parceria com a Seguradora Porto Seguro. Materiais educativos foram distribuídos, condutores de veículos e pedestres que cometiam infrações – como não usar o cinto de segurança, dirigir e usar o celular ao mesmo tempo e pedestres que não atravessam na faixa, por exemplo – foram orientados a respeitar as leis de trânsito.

Durante as duas ações de rua, atores, agentes e técnicos da Transalvador abordaram motoristas, pedestres e consumidores dos bares, sensibilizando-os para a prevenção. Quem participou das ações recebeu brindes educativos. A população se mostrou bastante receptiva. “Ao destacar a importância de respeitar as regras de trânsito, em fazer a sua parte, lembramos a cada um que estamos preservando também a nossa própria vida”, destacou a gerente de Educação para o Trânsito, Mirian Bastos.

Semana do Trânsito 1

Seminário – O Seminário de abertura da Semana Nacional de Trânsito aconteceu na quinta-feira (17), e reuniu mais de 200 pessoas no auditório do Sest Senat, na Pituba. Entre as atividades desenvolvidas durante o evento, o capitão Alden, da Polícia Militar da Bahia (PM), realizou palestra e os três vencedores do Concurso de Projetos de Engenharia de Tráfego foram premiados. Também o ex-estagiário da Transalvador, Ricardo Freitas, que hoje é Capitão e Oficial da Corregedoria da PM, recebeu menção honrosa. O seminário aconteceu em parceria com o Sest Senat e com a Seguradora Porto Seguro.

Durante a solenidade, foi anunciado que, em 2016, será lançado o novo programa educacional da Transalvador, que estimula a produção de conhecimento técnico e científico para a elaboração de projetos na área de engenharia de tráfego. Com este programa, a autarquia vai buscar parceria com as universidades e, ao mesmo tempo, pretende atender aos alunos da graduação nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Urbanismo e Gestão de Trânsito. “A importância é estimular e contribuir para preparar futuros especialistas que irão atuar na área de engenharia de tráfego”, disse Mirian.

O Superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, lembra que, “com a programação, a entidade vem cumprindo o seu papel para atender todas as metas estabelecidas pela agenda da Década de Segurança Viária da Organização das Nações Unidas (ONU), pactuada pelo Brasil, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)”.​

Fonte: Agecom/ Foto: Divulgação