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9 December 2021

10 alimentos que reduzem a gula para ajudar na dieta

Na hora em que a fome bate, é difícil resistir a petiscos calóricos ou nocivos à saúde; veja opções de alimentos que ajudam a manter a linha e não cair em tentação

Quem passa por uma reeducação alimentar sofre fora de casa. Ofertas de alimentos gordurosos, extremamente calóricos e nada saudáveis aparecem a todo momento. Para manter a linha, no entanto, o ideal é não abusar do consumo desses alimentos “proibidos” já que, se a ingestão deles virar um hábito, o plano alimentar vai por água abaixo.

Carregar alguns petiscos gostosos e saudáveis ajudam a não passar muito tempo sem comer e controlam melhor a gula, reduzindo as chances de atacar um lanche cheio de bacon só porque o estômago roncou.

Passar muito tempo sem comer algo que se gosta, no entanto, pode ser um tiro que sai pela culatra. Privar constantemente o corpo de um prazer pode levar à compulsão alimentar. O ideal é manter o equilíbrio sempre.

Se não conseguir resistir a um alimento que não estava previsto, comer com prazer, sem culpa e prestando atenção na saciedade, é o melhor caminho. Se, no meio do sanduíche ou da barra de chocolate a fome acabou, é melhor também parar de mastigar e voltar a comer em outra hora que o corpo desejar aquele alimento.

Um dos truques para evitar esses “desejos” fora de hora, é comer os alimentos que controlam a gula. Levar na bolsa ou na mochila mix nozes, sementes, frutas secas ou in natura são opções que podem salvar na hora mais faminta do dia.

Veja lista:

Iogurte, de preferência o desnatado: por ser um tipo de proteína, ele ajuda na saciedade.

Frutas secas, como o damasco: ótima opção, mas é preciso ter cuidado já que eles podem engordar, se consumidos em excesso

Barra de cereal: apenas fique de olho no rótulo e escolhas aquelas sem adição de açúcar, gorduras, xarope de glicose ou chocolate. Quanto mais cereais integrais, melhor.

Maçã: além de ser considerada um superalimento, por ter o poder de reduzir o colesterol ruim, ela tem fibras que contribuem para a saciedade

Banana: além de ser vitaminada, traz saciedade de forma saudável.

Cenoura: carregar palitos de cenoura ajuda na dieta. Além de conter fibras, o alimento favorece uma intensa mastigação e promove a sensação de saciedade

Amendoim: por conter gorduras boas, ele é um bom alimento para comer um punhado como lanche entre refeições. Mas, novamente, cuide para não exagerar na quantidade

Nozes: elas carregam gorduras boas, que fazem bem ao organismo. A gordura, por si só, já traz saciedade ao corpo. Mas cuidado para não exagerar na dose.

Castanha de caju: faz bem à saúde e ajuda a manter a gula longe

Castanhas do pará: ricas em selênio, fazem bem à saúde. Só não exagere: uma por dia basta para suprir a necessidade de selênio. Em excesso, pode acontecer intoxicação.

Por: Tribuna da Bahia

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