Data de Hoje
20 April 2024

10 coisas que seu cabeleireiro não te conta, mas gostaria que você soubesse

Assim como todo profissional de qualquer área, os cabeleireiros sabem o que é melhor pro seu cabelo. Acredite. Mas todas nós também sabemos que quando colocamos alguma ideia na cabeça e isso envolve uma transformação capilar, dificilmente algo mudará a nossa mente.

Quem nunca quis ou tem uma amiga que já quis ir do castanho escuro para o loiro platinado em um toque de mágica? Você nem imagina como isso pode ter enlouquecido o profissional escolhido para essa missão. Veja 10 coisas que o seu cabeleireiro tenta manter em segredo, mas adoraria que você soubesse:

1. Atrasos são sim um problema

FOTO: ISTOCK

Se você atrasou dez minutinhos para chegar ao salão e o seu cabeleireiro disse que não tinha problema, provavelmente ele estava apenas sendo educado. A agenda desses profissionais é bastante corrida e alguns minutos de atraso prejudicam todo o seu dia e de seus outros clientes. Que tal tentar ser mais pontual da próxima vez?

2. Fotos são para referências, não para cópias

FOTO: ISTOCK

Aposto que você já salvou no seu celular aquele corte desejo ou aquele tom que ficou incrível no cabelo de alguma famosa e chegou toda esperançosa para mostrar ao seu cabeleireiro. Ótimo! Assim ele pode ter uma ideia do que você está pensando para sua mudança capilar – e também poderá dizer se é possível fazer ou não. Cada cabelo é diferente e nunca vai sair do salão igualzinho ao da foto. Na verdade, seria até chato se todos os cabelos fossem iguais, não é mesmo

 3. Cabeleireiros podem ser territorialistas

FOTO: ISTOCK

O cabelo é a moldura do rosto. Imagina a responsabilidade que um profissional precisa ter para dar conta desse bem tão precioso? É natural que ele não queira “compartilhar” as madeixas de seus clientes com outros profissionais, afinal, a responsabilidade está em suas mãos, seja para erros ou acertos.

 4. Almoço? Eles não sabem o que é isso

FOTO: ISTOCK

Como a maioria das pessoas não tem muito tempo livre na agenda, muitas vezes marcam seus horários no horário do almoço. E um cabeleireiro não pode deixar um cliente na mão. Tirar uma hora e meia de almoço é um luxo para quem trabalha com isso, quanto mais rápido e prático for o lanchinho só para forrar o estômago, melhor.

5. Os cabeleireiros são os piores clientes

FOTO: ISTOCK

Você deve imaginar como deve ser difícil para um cabeleireiro sentar na cadeira de um outro profissional. Cada um tem suas diferentes técnicas e saber disso pode ser um problema para quem entende de cabelos. Não estranhe se a pessoa que cuida do seu cabelo tiver um penteado “normal”, para quem não consegue confiar em outro especialista, o jeito é se virar sozinho e ficar no básico mesmo.

6. Seu cabeleireiro não precisa ter o mesmo tipo de cabelo que o seu

FOTO: ISTOCK

É tudo uma questão de estudo e prática. Se você tem o cabelo loiro e liso, não significa que sua cabeleireira vai saber cuidar melhor do seu cabelo se ela também tiver os cabelos loiros e lisos. Cada profissional escolhe se especializar em um tipo de cabelo ou em alguma técnica diferente, e isso não tem nada a ver com o seu próprio tipo de cabelo. Escolha sempre um profissional com ótimas recomendações, principalmente se esse conselho vier de alguém que já provou e aprovou.

7. Tingir o cabelo no salão é melhor e eles sabem disso

FOTO: ISTOCK

Quem nunca quis economizar e comprou uma tinta qualquer na farmácia? Sim, pode ser mais barato, mas nem sempre é o recomendado. Os cabeleireiros sabem exatamente quais processos precisam realizar para que o seu cabelo saia do salão parecendo que saiu da capa da revista. E isso também inclui a saúde dos seus fios.

8. Eles realmente querem que você use o melhor produto

FOTO: ISTOCK

Eles não querem apenas vender aquela linha mais cara de cuidados diários para o seu cabelo. Eles realmente se preocupam com a beleza e a saúde dos seus cabelos. Isso te deixará mais feliz e o trabalho deles provavelmente vai ficar mais fácil e prazeroso se o seu cabelo for bem tratado também fora do salão. Pense nisso com carinho antes de comprar aquele shampoo baratinho do supermercado.

9. Cabeleireiros também têm vida pessoal

FOTO: ISTOCK

Parece que eles vestem uma máscara de cabeleireiro que impossibilita que os vejamos como pessoas normais, não é mesmo? Eles respiram cabelo, falam sobre cabelo e até sonham com cabelo, mas eles também fazem outras coisas como todos nós. E às vezes eles têm tempo até para um almoço mais demorado!

10. Cabelos são parte de quem eles são

FOTO: ISTOCK

Parece óbvio, mas você já parou para pensar no tanto de fios de cabelo que esses profissionais encontram em suas coisas? Nas roupas, nos sapatos, nas bolsas e até mesmo na comida! Isso pode parecer nojento para muitas pessoas, mas faz parte da profissão e pode ficar tranquila, eles estão acostumados a isso.

Existem muitos prós e contras nessa profissão, mas sem dúvida é muito gratificante ver o sorriso no rosto de um cliente depois de horas de trabalho e dedicação. É uma profissão que deve ser muito valorizada, pois envolve amor e cuidado com o queridinho de tantas mulheres: o cabelo!