Data de Hoje
25 April 2024

10ª edição do Projeto Sinapse é aberta para os profissionais da área de saúde de Salvador

Esse é o tema da 10ª edição do Projeto Sinapse, no dia 22 de julho, no Convento do Carmo

“Grandes problemas da medicina e suas soluções mais simples”. Este é o tema da 10ª edição do Projeto Sinapse, promovido pelo Hospital Cárdio Pulmonar (CP). O projeto, aberto aos profissionais da área de saúde de Salvador, acontece no dia 22 de julho, às 19h, no Hotel Pestana Convento do Carmo, no Centro Histórico. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do telefone 3203-2240. O Sinapse une em uma só programação conteúdo científico e cultural. Nesta edição, os convidados farão um tour pelo Convento do Carmo.

sinapse_divulgacao

O encontro desta quarta-feira (22) vai abordar cuidados simples que podem ajudar a prevenir infecção hospitalar e outras complicações nos pacientes. “No encontro discutiremos o desafio de transformar as melhores evidências científicas em práticas clínicas. No Cárdio, além de todo treinamento, descobrimos que era preciso aliar aspectos de outras áreas, como marketing e neurociência, e temos tido excelentes resultados”, disse o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o infectologista Alan Neves.

O especialista comemora a taxa de adesão à higienização das mãos de 71% no CP, enquanto a média mundial é de 50%. “A higienização das mãos é considerada uma prioridade institucional, envolvendo todos, incluindo setores administrativos, assistenciais e de apoio e sendo extensiva a familiares e acompanhantes”, disse.

Este desafio será tema de uma das palestras do encontro e proferida por dr. Alan Neves: “Higienização das Mãos e o Controle da Infecção Hospitalar”. As outras duas serão conduzidas pelo coordenador da Medicina Cardiovascular e gestor de Prática Médica, o cardiologista Eduardo Darzé: “TEP: A mais importante causa de morte hospitalar prevenível” e “Se são soluções simples e comprovadas, por que não funcionam no mundo real?”

Lançado em 2011, o Projeto Sinapse é uma iniciativa do Cárdio Pulmonar que investe em atividades de pesquisa e educação continuada, estimulando a produção de conhecimento e a atualização científica.

Sinapse Cultural

Como sempre acontece nas edições do Projeto Sinapse, a segunda parte da atividade é marcada por um momento cultural. No 10º encontro, os participantes farão um tour pelo Convento do Carmo, que abriga o hotel. Construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas, o convento foi, ao longo dos séculos, palco de grandes acontecimentos da história do Brasil. Passou por uma cuidadosa restauração e manteve a arquitetura marcante agora combinada com obras de arte.

Por: Click Notícias