Data de Hoje
20 May 2022
Foto: Reprodução

3 maneiras de melhorar sua memória, segundo a ciência

Se você considera ter uma memória de elefante provavelmente tem mais de 55 anos de idade. É o que diz uma pesquisa feita em 2013.

Segundo os pesquisadores, jovens adultos (com idades entre 18 e 34 anos) têm mais dificuldade do que pessoas com mais de 55 anos de lembrar de datas (15% vs. 7%), onde guardam as chaves (14% vs 8%), de fazer o almoço (9% vs 3%) e até de tomar banho (6% vs 2%).

De acordo com a ciência, separamos 3 maneiras de melhorar sua memória. Dá uma olhada:

  • Associe suas memórias com objetos físicos

Sabe quando alguém se apresenta e depois de alguns segundos você nem sequer lembra o nome da pessoa? Pois é, isso acontece. Mas uma dica nessas horas é associar o nome a algum objeto. Um exemplo: você acabou de conhecer a Carol e ela estava perto da porta. Fiquei pensando nela como a Carol da porta. Vale lembrar que isso não é apenas para pessoas, vale também para objetos.

  • Não memorize apenas por repetição

Sabe aquela prova de escola que você só decorava o que tinha que escrever ou falar? Segundo a ciência, isso não é uma boa estratégia, afinal, memorizar algo de fato depende de compreensão. Por isso, tente entender o conceito todo ao redor do que você está falando. Ainda segundo pesquisas, apenas a repetição automática pode até impedir que você entenda o que está expondo.

  • Faça rabiscos

Se você é daqueles que sempre rabiscou o caderno durante as aulas, muito bem! Estudos indicam que rabiscar enquanto ‘ingerimos’ informações não visuais aumenta a capacidade de nossa memória. Pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes lembravam 29% a mais dos nomes ditos, de acordo com uma pesquisa de 2009.

Por Yahoo
Facebook Comments