Data de Hoje
24 April 2024
Foto reprodução

40 mil idosos de Salvador já credenciados a vagas exclusivas

Cerca de 40 mil idosos de Salvador já têm credencial para estacionar em vagas exclusivas emitidas pela Transalvador. A marca foi alcançada neste sábado, 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Idoso. O serviço oferecido pela autarquia é gratuito e é aprimorado desde 2013, ampliando o número de beneficiários quase duzentas vezes. Até 2012, apenas 208 credenciais haviam sido retiradas.

A Transalvador investe em pesquisas de satisfação a fim de garantir o contentamento do cidadão que busca se credenciar. A mais recente, realizada em agosto, concluiu que o serviço oferecido tem 100% de aprovação.

A pesquisa ouviu 280 usuários, sendo que 238 (85%) avaliaram o atendimento como ótimo e 40 (14%) disseram ser bom. Duas pessoas (1%) se declararam razoavelmente bem atendidas, avaliando o serviço como regular, e nenhuma optou por dizer que o serviço é ruim. Os entrevistados ressaltaram o tratamento recebido dos servidores no posto dos Barris e nas prefeituras-bairro.

No quesito ‘uso da credencial’, o grau de satisfação foi 98% positivo, quando 96% das pessoas se disseram bastante satisfeitas, 3% afirmaram estarem satisfeitas com ressalvas e 1% declarou insatisfação. As ressalvas eram destinadas à conduta de desrespeito de pessoas que estacionam nas vagas exclusivas, mas não têm direito.

Reserva de vagas – A pesquisa identificou também que o usuário comum se queixa de um suposto excesso no número de vagas exclusivas, demonstrando desconhecimento da legislação. Equipe da Gerência de Educação visitou ainda 15 grandes estabelecimentos de Salvador, entre supermercados, hospitais e shoppings, para verificar como tratam a reserva de vagas destinada ao público idoso. Destes, somente um desrespeitava a reserva mínima de 5% das vagas, previsto em lei, e já foi notificado pela Transalvador.

 A reserva de 5% das vagas de estabelecimentos ao público idoso tem também boa aceitação entre seus usuários. Dos pesquisados, 31 consideram o número de vagas em estabelecimentos que frequenta como ótimo, 132 pessoas disseram ser boa e 96 acreditam ser regular. Já 21 consideram que a oferta de vagas é ruim.

Credenciamento – Para se credenciar, pessoas com mais de 60 anos devem imprimir, preencher e assinar formulário disponível no site da Transalvador, enviá-lo por correio ou entregá-lo na sede da autarquia, nos Barris, junto com original e cópia da identidade, de comprovante de residência atual. Ao estacionar na vaga exclusiva, o usuário deve deixar a credencial exposta no painel, dentro do veículo.

As ações para coibir o desrespeito ao público idoso tem se intensificado. A Transalvador ampliou a fiscalização e as leis estão mais rígidas. O uso de vaga exclusiva de idoso sem a credencial passa a ser infração gravíssima dentro de um mês, a partir de 1º de novembro, quando a multa será de R$ 293,47, segundo lei federal sancionada no início do ano.