Data de Hoje
24 April 2024
realidadesimulada

6 coisas incríveis que foram inventadas por mulheres

Todo mundo sabe que a lâmpada foi inventada por Thomas Edison, que o telefone é obra de Graham Bell e que a prensa foi trabalho de Gutemberg. Todos homens.

Mas as mulheres não vieram ao mundo a passeio, e também há muitas inventoras que desenvolveram produtos que mudaram nossas vidas. Conheça alguns deles a seguir:

1. Programação

Imagem relacionada

Você provavelmente sabe que o primeiro computador moderno foi inventado por Allan Turing. Mas nós definitivamente não teríamos chegado até aqui se a almirante Grace Hopper, da Marinha dos EUA, não tivesse inventado a linguagem que transformava a língua inglesa em códigos para o computador interpretar.

O segundo compilador de Hopper foi usado para programar os modelos Univac I e II, os primeiros computadores vendidos comercialmente.

2. Cerveja

Imagem relacionada

Quem vê os comerciais de cervejas hoje em dia não diz, mas a bebida secular foi, sim, inventada por mulheres – e, por vários séculos, só elas sabiam os segredos da fermentação.

Segundo a historiadora da cerveja Jane Peyton, na antiga Mesopotâmia, foram as mulheres as primeiras a desenvolver, vender e até beber cerveja (ora, vejam só!).

Alô, fabricantes de cervejas, tá na hora de rever as publicidades, né? Até a História está votando a favor dessa!

3. Wi-Fi

Imagem relacionada

Esta é para ajoelhar no chão e agradecer todos os dias! Se você ouve músicas, baixa filmes e lê esta lista conectado à internet sem fio, agradeça a Hedy Lamarr. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela desenvolveu um sistema secreto de comunicações para controlar torpedos via rádio.

Essa tecnologia foi a base para o desenvolvimento de várias outras tecnololgias, como o Wi-Fi e o GPS. Ah! Ela ainda era uma atriz de cinema mundialmente famosa. Chupa essa manga.

4. Energia solar

Resultado de imagem para Maria Telkes

A energia solar está sendo uma grande aposta de energia renovável para substituir as fontes fósseis que utilizamos atualmente.

Governos e ativistas confiam nela para controlar uma possível crise elétrica no mundo. Toda essa expectativa só é possível graças à biofísica Maria Telkes, que, em 1947, inventou o gerador de energia termelétrica para fornecer energia para uma residência.

5. Seringa

(Photo by Robert Cianflone/Getty Images)
(Photo by Robert Cianflone/Getty Images)

Até o fim do século XIX, o médico precisava das duas mãos para dar uma injeção (e aí, se precisasse operar uma outra ferramenta, ou era tchau e bença, ou ele precisava de um auxiliar).

Mas aí, em 1899, Letitia Geer inventou a seringa médica com um êmbolo que permitia apertar com somente uma das mãos. Graças a ela, hoje diabéticos podem autoaplicar suas doses de insulina.

6. Champagne

Resultado de imagem para Champagne

O champagne era uma bebida opaca, mais parecida com a cerveja. Foi só quando a viúva Clicquot (ou Veuve Clicquot. Te lembrou alguma coisa?) começou a tocar os negócios do marido falecido, em 1805, que nasceu essa bebida linda que a gente conhece hoje.

A viuvinha, na época, com 28 anos, inventou uma técnica que permitia que a bebida ficasse cristalina. Além disso, Clicquot foi o que se espera de uma mulher de negócios: melhorou o produto, valorizou a marca, investiu em valor agregado e conseguiu valorizar muito mais seus champagnes.