Data de Hoje
29 March 2024

7 benefícios da música provados pela ciência

Há uma coisa com que todas as pessoas – ou, pelo menos, a maioria – concordam: a música torna a vida melhor. Em um momento triste ou difícil, ouvir as músicas preferidas pode dar mais ânimo. E em momentos felizes, é uma ótima forma de celebrar!

Além disso, saber ou aprender a tocar um instrumento musical também pode ser bom para crianças e adultos, inclusive gerando melhorias na vida profissional e social.

Mesmo que muita gente já tenha constatado o poder da música, a ciência resolveu provar e, através de pesquisas, chegou a conclusões surpreendentes sobre os seus benefícios. Veja!

1. Ouvir música reduz o estresse

FOTO: ISTOCK

Especialmente a música clássica mais lenta gera um efeito calmante. Quem tem dificuldade em lidar com o estresse, pode buscar esse estilo. Um estudo realmente mostrou que esse tipo de música teve efeitos mais poderosos na redução da ansiedade do que remédios antiansiedade.

2. Ouvir música melhora a resistência

FOTO: ISTOCK

Muitas pesquisas estão sendo realizadas sobre esse assunto e já mostraram que a música pode aumentar a resistência em 15%. Durante a malhação, por exemplo, se você sempre sente como se estivesse durando mais tempo ao ouvir música, é provável que esteja certo.

FOTO: ISTOCK

Há benefícios comprovados para a saúde simplesmente pelo fato de escutar música. Ouvir música pode liberar dopamina, que gera prazer, como comer ou fazer sexo. Esta é uma boa notícia se você estiver fazendo dieta! Você talvez possa substituir o prazer obtido através de seus alimentos preferidos por sua música favorita.

4. Cantar em um grupo te faz mais feliz

FOTO: ISTOCK

Já reparou que pessoas que cantam em um coral parecem muito felizes? Não é apenas sua imaginação. A ciência explica que cantar junto com outra pessoa, mesmo para os grandes cantores, gera efeitos positivos. Se você sentir que é muito tímido, pode ficar com cantando apenas no chuveiro, mas faça isso frequentemente.

5. Aprender um instrumento faz você ser mais bem sucedido

FOTO: ISTOCK

Pesquisas mostram uma relação entre aprender a tocar um instrumento quando criança e se tornar bem sucedido na vida adulta. Então, se você estava sempre chateado com seus pais por forçá-lo a fazer aulas de músicas, agradeça-os! E, se tiver filhos, coloque-o também para aprender algum instrumento.

6. Tocar o torna mais inteligente

FOTO: ISTOCK

Se não aprendeu quando criança, tudo bem. Comece agora. Pesquisas mostram que isso pode aumentar seu QI em até sete pontos. Mesmo que o objetivo não seja se tornar um profissional, nem é preciso tocar bem, apenas tentar aprender e se dedicar.

7. Melhora a memória

FOTO: ISTOCK

A música ajuda o cérebro a se desenvolver em várias áreas, sendo a memória uma das mais significativas. Então, se você está preocupado por ter uma memória ruim, considere aprender a tocar um instrumento.

De acordo com as pesquisas, a música clássica é a que mais causa esses efeitos. Mas não significa que os benefícios não possam ser obtidos com outros estilos musicais, já que cada pessoa tem suas preferências e sabe o que funciona melhor em cada situação.