Data de Hoje
19 April 2024
Foto reprodução harmonia natureza

8 sinais de que você é bipolar e nunca percebeu

O Transtorno Bipolar é uma doença que atinge aproximadamente 2% da população mundial e tem sintomas que podem ser devastadores na vida de uma pessoa.

Existem quatro tipos de transtornos que vão do mais leve ao mais grave e que precisam de atenção, tanto do próprio paciente, quanto do auxílio das pessoas ao redor, como familiares e amigos.

Procurar ajuda especializada é fundamental para obter o diagnóstico e o tratamento específico para cada caso. Conheça alguns de seus sintomas e saiba se você é uma pessoa bipolar e nunca percebeu.

1 – Mudanças repentinas de humor

362322_supervacuis_hulk-transformation-600x338

Todo mundo, em algum momento do dia, vai passar por algum tipo de alteração de humor. Isso é normal. No entanto, quando você está fazendo compras no shoppping ou simplesmente conversando com um amigo, no melhor humor do mundo, e começa a se sentir ameaçado, com medo, triste ou agressivo é melhor prestar atenção nestes sintomas.

2 – Euforia

tumblr_lp894fS6tz1qjkrqmo1_500

Um dos sintomas mais comuns em pessoas com transtorno bipolar é sair de uma situação de depressão, ou estar em uma situação normal em seu dia a dia, como estar fazendo compras no supermercado e de repente se sentir muito mais alegre do que aquela situação corriqueira poderia lhe trazer.

3 – Depressão

chorando-600x319

Claro que depois de uma carga grande de euforia em seu organismo, pode surgir um momento de tristeza e depressão que pode desestimular você a fazer qualquer coisa, se achando assim um incapaz.

4 – Agressividade

d6db1c3bf6be378c5bd892ae0f9c9cdb-600x298

Ficar chateado porque alguém não fez o que você queria ou porque algo não saiu como esperado é normal, mas sentir muita raiva e isso torná-lo agressivo pode ser um sinal a ser analisado.

5 – Muito medo

anigif_enhanced-buzz-28237-1361985346-5-600x331

Quando o medo te paralisa e não deixa que você continue realizando normalmente suas atividades diárias, é possível que você seja bipolar e não percebeu.

6 – Pensamentos acelerados

tumblr_nvgklsyDZK1uh0a6io1_500

Você não está falando coisa com coisa, muda muito rápido de assunto em uma conversa ou não consegue interromper o fluxo de pensamentos acelerados em sua cabeça? Veja se não está na hora de procurar ajuda especializada.

7 – Aumento nos gastos

2222

Compras em excesso, mania de grandeza, de achar que é invencível e pode tudo, pode ser mais um sinal a ser observado.

8 – Perda de noção da realidade

pondering-loop-600x400

Delírios, ouvir vozes, pensamentos e ideias estranhas são sintomas do transtorno de bipolar. Fique atento se isso acontece com você e, caso ache necessário, procure ajuda especializada.

Tentamos levar essa matéria para um lado mais tranquilo, com o objetivo de alertar os jovens que a bipolaridade é um transtorno sério. Se você realmente se identificou com vários itens dessa lista ou com todos vale a pena procurar ajuda especializada. Um psiquiatra e um psicólogo. Juntos, estes especialistas, altamente capacitados, poderão acompanhar e diagnosticar se você é ou não portador da doença e trata-la da forma mais adequada.

Fonte: Ultra curioso