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15 May 2024

99Pop gera revolta entre motoristas após prometer bonificação e reverter o dinheiro

Presidente da Câmara cogita possibilidade de abir investigação para apurar conduta da empresa

Motoristas de aplicativo que utilizam a plataforma 99Pop têm demonstrado preocupação com as cobranças indevidas feitas pela empresa de mobilidade. Os profissionais procuraram o PNotícias para denunciar que alguns acordos propostos pela companhia estão sendo descumpridos, o que tem causado prejuízo financeiro à categoria.

De acordo com um dos denunciantes, na semana passada a 99Pop lançou uma campanha de incentivo na qual o profissional parceiro receberia um bônus de R$ 20 a cada três viagens realizadas. Após cumprir os requisitos da proposta, o rapaz relatou ter sido surpreendido com uma mensagem da plataforma informando que teria ocorrido um “erro no sistema”, o impedindo de embolsar o valor conquistado.

“Essa semana a Pop colocou uma mensagem dizendo que houve um erro no sistema e que ia descontar todo dinheiro ganho pelo motorista por esse incentivo. No meu caso, eu ganhei R$ 100 e a empresa já começou a descontar a partir de hoje”, relatou.

Ainda de acordo com o motorista, a empresa foi infeliz em sua atitude, uma vez que os motoristas não têm responsabilidade sobre inconsistências no sistema: “A gente não tem culpa do sistema, culpado foi quem programou ele, não somos nós. Agora ela está descontando. O que a gente receber de corrida no cartão, ela vai descontar”, afirmou.

Outro motorista prejudicado pela suposta falha sistemática da empresa relatou que o problema foi motivo para que ele e outros motoristas deixassem de trabalhar em conjunto com a plataforma: “Eu recebi R$ 40 e quando foi hoje, já estava o saldo de R$ 40 negativo lá na minha conta do aplicativo. Eu mesmo já parei até de rodar e muitos colegas também”, relatou Carlos, de 41 anos.

“Como se não bastasse ter diminuído as taxas, agora ainda querem descontar o incentivo. Por causa disso tive que devolver R$ 20, pense no absurdo. Quem se confiou nesse dinheiro se prejudicou e não foi pouco. Todo mundo ficou cheio de dívidas com essa última da Pop”, completou.

PNotícias entrou em contato com um dos diretores do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo da Bahia (Simactter-BA), Lucas Silva, que afirmou que está ciente da situação e já está “tomando as devidas providências legais para que, o mais rápido possível, a empresa possa corrigir o erro que ela cometeu com os motoristas”.

Quem também se manifestou sobre o caso foi o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, que garantiu que a Casa oferecerá apoio aos profissionais: “Se as provas estabelecidas sinalizadas conforme os motoristas sinalizaram, nós vamos abrir uma Comissão de Inquérito na Câmara Municipal de Salvador (CMS)”, decidiu.

A reportagem entrou em contato com a 99Pop, que confirmou a ocorrência de um erro no sistema, mas defendeu que a subtração dos valores foi feita de maneira correta.

Leia a nota na íntegra:

“A 99 esclarece que, durante os dias 19 e 23 de agosto, realizou uma ação para ampliar os ganhos dos motoristas parceiros por meio de uma bonificação feita a cada três corridas realizadas na categoria 99Entrega. E isso foi feito.

Assim que identificado um erro no sistema, que contabilizou as corridas realizadas em todas as categorias da plataforma, diferente do que fora comunicado, a 99 enviou mensagem via SMS e criou um hotsite destinado aos motoristas parceiros esclarecendo a situação e reforçando a mecânica da promoção. Os valores foram debitados de quem não cumpriu a regra prevista”. 

 

Fonte p Noticias