Data de Hoje
30 April 2024

TRE busca recadastrar 80% do eleitorado de Salvador até 31/01

O TRE precisa biometrizar ao menos 80% do eleitorado de Salvador até o dia 31 de janeiro para garantir que o Pleno do tribunal homologue a eleição por biometria em Salvador. Resolução do TSE recomenda que em municípios de grande porte, 80% dos eleitores estejam aptos.

Não é obrigatório, mas se não atingir a marca, corre o risco. Neste caso, passaria a valer a eleição mista, com e sem biometria – embora o TRE aposte em bater a marca.

Cenário 1 para o eleitor: a Justiça homologa a biometria, só vota quem realizar o recadastramento biométrico. Quem não recadastrar terá o título cancelado e as demais sanções previstas.

Cenário 2, improvável: Justiça não homologa a biometria, o título não é cancelado. Mas a ideia é que a eleição seja totalmente biometrizada pois há custo envolvido. Em Salvador são mais de 2 milhões de eleitores e foram biometrizados cerca de 1,1 milhão, 56,46%, segundo últimos dados do TSE.

No cenário mais provável, no qual a biometria é homologada, quem não se recadastrar e tiver o título cancelado terá, ainda, até o dia 09/05 para regularizar a situação, se quiser votar este ano e manter o mesmo número do documento. Depois disso, até o número pode ser alterado. E não há nem como justificar voto, pois não há título.