Data de Hoje
28 March 2024

A virose que está solando em Salvador é barril! Saiba mais.

Na capital da Bahia, aumenta o número de casso oficialmente registrados de norovírus, segundo levantamento do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A situação de Salvador é indicativa de um possível surto da infecção que se assemelha com os sintomas da intoxicação alimentar, marcada por vômitos e diarreia.

 

Entre o final de abril e o começo de maio, 15 casos foram confirmados de norovírus.

 

SeO número pode parecer baixo, mas poucos casos são testados e analisados em laboratório, o que aponta para o risco de subnotificação de casos do agente infeccioso.

 

Vômitos e diarreia são os principais sintomas do norovírus, identificado em Salvador

 

(Imagem: Twenty20photos/Envato Elements)

 

Apesar do aumento de casos e da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e gripários, oficialmente, a Secretaria Municipal de Saúde nega que a cidade enfrente um surto do norovírus.

 

Relatos médicos do avanço da infecção

 

“Já encontrei esse vírus em amostra de fezes de um hospital particular e soube que em outros hospitais estão chegando pessoas com diarreia e com vômito. É bom fazer um alerta, porque tenho encontrado, em amostras que recebi de um hospital, o vírus norovírus”, explica Gúbio Soares, virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, para o G1.

 

Quais os sintomas do norovírus?

“O norovírus é um vírus muito contagioso que causa vômitos e diarreia”, define o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. Segundo a entidade, este agente infeccioso provoca a inflamação do estômago e/ou dos intestinos, causando um quadro de gastroenterite aguda.

 

Entre os principais sintomas da infecção, o CDC destaca:

 

Diarreia;

Vômito;

Náuseas;

Febre.

Dor de estômago;

Dores no corpo;

Dor de cabeça.

 

Canaltech