Data de Hoje
22 June 2024
Alistamento militar feminino (Foto: Reprodução)

Abrem as vagas de concurso público para o exército

O Exército Brasileiro abriu, no mês de maio, as inscrições para os concursos públicos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e da Escola de Sargentos das Armas (EsSA). As inscrições ficarão abertas até 28 de junho, para a EsPCEx, e até 4 de julho, para a EsSA. A grande novidade, neste ano, é que, pela primeira vez, as mulheres poderão se inscrever e ingressar, em 2017, na linha de ensino militar bélico da Força Terrestre.

Desde 1992, as mulheres fazem parte do Exército Brasileiro, atuando nas áreas cientifico-tecnológica, de saúde e complementar. Agora, abre-se a oportunidade do ingresso do segmento feminino, para Oficial, no serviço de intendência ou do quadro de material bélico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ.

Para se inscrever no concurso para Oficial, a candidata deve ser brasileira nata; ter concluído a 3ª série do Ensino Médio ou concluir até a data da matrícula; ter idade entre 17 e 22 anos, completados até 31 de dezembro de 2016; ter, no mínimo, 1,55 m de altura; possuir aptidão física e idoneidade moral. Estando apta, a candidata classificada tem um plano de carreira definido como Oficial do Exército Brasileiro, podendo chegar até o posto de General de Exército. A formação inicial será realizada na EsPCEx, em Campinas-SP.

Para se inscrever no concurso para Sargento, a candidata deve ser brasileira nata; ter concluído a 3ª série do Ensino Médio ou concluir até a data da matrícula; ter entre 17 e 24 anos, completados até 31 de dezembro de 2016; ter, no mínimo, 1,55 m de altura; possuir aptidão física e idoneidade moral. A candidata classificada poderá atuar nas especializações de intendência, topografia, manutenção de armamento, manutenção de viatura auto, mecânico operador, manutenção de comunicações e aviação manutenção. A formação básica será realizada nas Organizações Militares de corpo de tropa, em Juiz de Fora-RJ.

A carreira para Oficial e Sargento oferece preparação militar, vivência nacional, plano de carreira e estabilidade. Outros benefícios da carreira militar são: sistema de saúde próprio; sistema previdenciário diferenciado; residências funcionais, conforme disponibilidade; cursos de especialização e extensão; e oportunidades de missões no exterior.

As etapas comuns do processo dos concursos são: exame intelectual, comprovação dos requisitos biográficos pelas candidatas, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Para saber maiores informações sobre o concurso público para Oficial, acesse www.espcex.ensino.eb.br e confira as especificações do processo dos concursos nos editais.

Aratu Online