Data de Hoje
19 April 2024
Fotos: Bruno Concha/Secom

Abrigo Dom Pedro II volta a receber visitas de familiares

Para minimizar os riscos de propagação do coronavírus, o Abrigo Dom Pedro II, em Piatã, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Pobreza (Sempre), retoma gradativamente as atividades. No momento, somente familiares podem realizar visitas, das 14h às 16h.

Como medida preventiva, em março deste ano as visitas foram interrompidas para evitar o contágio pelo coronavírus entre os idosos, que são mais vulneráveis à doença. Sendo assim, só era permitido fazer entrega de medicações ou falar com o idoso através de chamada de vídeo, para evitar qualquer tipo de contato físico.

Durante esse período, o espaço e a equipe técnica de saúde tiveram que se adaptar para orientar os idosos sobre os cuidados de higienização, disponibilizando álcool em gel em cada cômodo do abrigo. “Tivemos que intensificar os cuidados, especialmente o diálogo para evitar pânico entre eles. Também disponibilizamos sabonetes líquidos, ensinando-os a forma correta de lavar as mãos”, afirma a gerente do Abrigo Dom Pedro II, Valéria Brito.

Com as visitas entre familiares liberadas, o asilo passou a adotar a campanha Cortina do Abraço, onde é possível abraçar o idoso entre a cortina para evitar contato direto. “Os idosos sentem muita falta de abraço, calor humano e principalmente o amor da família. Por esse motivo, decidimos criar essa campanha, onde o parente pode abraçá-los sem ter o contato diretamente”, explica a gerente.

Para distrair os internos, o espaço disponibiliza palavras cruzadas, videoconferências com a família, materiais de pintura e artigos de leitura cristã. “Devemos proteger a saúde deles, pois são frágeis e vulneráveis. Ou seja, todos os protocolos que adotamos foram executados para preservar a saúde deles. Aos poucos vamos retomando as atividades, mas com programações totalmente adaptadas”, destaca Valéria Brito.

Regras – Todos os profissionais do abrigo devem ter a temperatura aferida e utilizar equipamento de proteção individual. É proibido o uso de itens de uso coletivo, como controles, canetas e telefone. Também é proibido compartilhar cortadores de unha, pentes, escovas, copos, talheres e pratos. Durante a refeição, os idosos devem manter distância de um metro, utilizando o espaço refeitório, varanda e salão de atividades.

 

SECOM