Data de Hoje
20 April 2024

Acabou a pandemia, foi? Barra fica super lotada e banhistas esquecem do Covid-19

A praia do Porto da Barra ficou lotada no último domingo (16) mesmo durante à noite. Em vídeo recebido pelo bahia.ba, é possível notar pessoas ag

lomeradas, sem máscara e distanciamento social.

Na calçada há uma viatura da Polícia Militar, mas sem desenvolver nenhum tipo de ação. No local não é possível ver nenhum grupo da Guarda Municipal de Salvador ou algum tipo de fiscalização rem relação a banhistas.

Em contato com a Guarda Municipal de Salvador (GCM), ela explicou ai bahia.ba que não pode “retirar as pessoas do lugar sem um decreto de restrição”. “Estamos fazendo ações de fiscalização com ambulantes e nos comércios de forma estratégica, porque se o pessoal continua no local, é porque tem onde comprar. Eles estão sendo fiscalizado diariamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo e a gente tem ciência de todos movimentos que acontecem. A gente não pode colocar as pessoas para sair dali, mas a gente pode fazer fiscalização com os ambulantes e nos comércios, como já estamos fazendo, porque se eles não têm o que comprar ou que consumir, naturalmente podem sair o local”.

Quanto a uma possível retomada da operação especial na Barra, que ocorreu em setembro de 2021 para evitar aglomeração na praia, a GCM informou que ainda não há previsão, mas que é possível acontecer, caso a prefeitura, junto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), julgue necessário.

“No  que se refere a fiscalização do controle do fechamento de praia, se o prefeito julgar prudente, ele pode adotar. Mas tudo isso é monitorado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde também. Mas, até lá, sem algumas restrições determinadas, tem coisas não podem ser feitas, a exemplo de retirar as pessoas do local. Porém, se a prefeitura julgar necessário novas restrições para banhistas, a Guarda Municipal fará esse controle”, explicou a GCM.

BAHIA ba