Data de Hoje
21 October 2021

Acidente de moto faz coração de homem girar para o lado direito

Paciente chegou ao hospital com órgão rotacionado em 90 graus.

Drenagem de ar do peito fez com que ele voltasse ao normal.

 

 
Imagens do tórax do paciente de 48 anos mostram o deslocamento do coração causado pelo acidente. Nas imagens de cima, as setas mostram a silhueta do coração, antes e depois da intervenção dos médicos. Nas imagens de baixo, elas indicam os grandes vasos do coração. (Foto: Andrea Colli / Enrico Petranzan / The New England Journal of Medicine)

Os médicos Andrea Colli e Enrico Petranzan, da Universidade de Pádua, na Itália, enviaram ao "New England Journal of Medicine" o caso de um homem de 48 anos que chegou ao setor de emergência com trauma no tórax após um acidente de moto. Ao avaliarem o caso, os médicos verificaram que ele possivelmente tivesse dextrocardia, problema congênito em que o coração está "invertido" para a direita.

Radiografia e tomografia computadorizada mostraram uma rotação para a direita de 90 graus da silhueta cardíaca e dos grandes vasos sanguineos que chegam ao coração. Identificaram também que o paciente tinha pneumotórax (quando ar entra entre o pulmão e a pele que o envolve, a pleura) e múltiplas fraturas nas costelas, além de ruptura do baço.

Os médicos então concluíram que a pressão do ar na pleura era o que estava mantendo o coração na posição errada. Eles retiraram o baço e drenaram a pleura. Após 24 horas, novos exames mostraram que o coração estava de volta à posição normal e já não havia sequelas.

Facebook Comments