Data de Hoje
26 April 2024
Foto vídeo: Leitor Click

Acorda prefeito! Moradores do Imbuí denunciam descaso na coleta de lixo; assista

Os moradores Rua professor Jairo Simões, no bairro do Imbuí, próximo ao Campus da UNIFACS, na esquina da Avenida Luís Viana Filho no Extra Paralela, denunciam o acúmulo de lixo na área. Foi feito um vídeo no qual um morador relata que o lixo não foi recolhido e não existe um local adequado para os moradores colocarem o lixo.

“É triste a gente ter que conviver com isso”, reclama a dona de casa Conceição dos Santos, moradora há mais de 13 anos.

Ainda de acordo com a moradora, essa mesma situação do lixo já tem anos. Antes da gestão do prefeito ACM Neto, os resíduos já eram jogados no mesmo local. “Não mudou nada de anos para cá, continua a mesma coisa. Os moradores fazendo sempre a mesma coisa e a empresa que recolhe o lixo não faz o serviço direito. Cadê o prefeito?”. 

As constantes denúncias, apelos e manifestações de moradores da capital baiana têm crescido. Na última segunda (13/03), um grupo de manifestantes com cerca de 100 pessoas, dentre eles 30 representantes de 30 bairros, pararam o trânsito na Avenida Tancredo Neves exigindo eficiência na coleta de lixo feita nos bairros de Salvador.

De acordo com o líder da manifestação, Afonso Celso, o protesto é uma forma de chamar a atenção da Prefeitura e Limpurb. “Estamos fazendo essa manifestação para pedir a Prefeitura que venha cobrar das empresas que recolhem o lixo de Salvador uma atenção melhor nas periferias da capital baiana porque estão tomadas de lixos. Isso é uma questão de saúde pública, queremos questionar porque as ilhas que ficaram de fora da nova licitação”, disse.

Dentre as reclamações frequentes estão os dias e horários irregulares, e a falta de garis para varrer as travessas e ruas, pois não são contempladas nos contratos, apenas as vias principais. Ainda de acordo com informações, os representantes de bairros informaram que pedem mais contêineres, caixas de lixos nas ruas como havia presas em postes e a passagem regular dos caminhões de lixo.

Nos cartazes, havia pedido para a saída das empresas: Torre, Revita, Viva e Jotagê, responsáveis pela coleta na capital baiana.

Segundo a denúncia enviada para nossa redação, os manifestantes prometem realizar outros protestos. “O próximo será na Avenida San Martin e BR.”

O líder do movimento informou que 30 representações foram entregues ao Ministério Público no CAB, cobrando que sejam investigados os contratos das empresas com a Prefeitura, e o edital da nova Licitação. As representações pedem também a retirada das empresas atuais que prestam serviço.

Veja vídeo:

 

Leia também:

MORADOR DENUNCIA FALTA DE COLETA DE LIXO NO BAIRRO URUGUAI

MORADOR DE PERIPERI DENUNCIA FALTA DE COLETA DE LIXO EM PERIPERI

SALVADOR TEM O LIXO MAIS CARO DO BRASIL

AUMENTO EXCESSIVO DA TAXA DE LIXO EM SALVADOR DESAGRADA EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS

Mara Silvany- Click Notícias