Data de Hoje
19 October 2021

Aécio Neves planeja visitar a Bahia em novembro

“A Bahia tem sido principal reduto petista, portanto, esse resultado tem grande significado? Anotou o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) em sua página no Facebook”

Se a eleição para a Presidência da República fosse hoje e os candidatos fossem o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o tucano bateria o petista na Bahia, conforme revelou o levantamento divulgado na semana passada pelo Instituto Paraná Pesquisas. De acordo com a pesquisa, Aécio, que disputou o pleito presidencial no ano passado, apareceu com 30,4% das intenções de votos dos eleitores baianos no primeiro turno. Lula ficou em segundo lugar, com 27,5%, e Marina Silva (Rede) em terceiro, com 18,8%. Já em um eventual segundo entre Aécio e Lula, 47,5% dos eleitores votariam no candidato peessedebista e 37,1% no ex-presidente petista.

“A Bahia tem sido principal reduto petista, portanto, esse resultado tem grande significado”, anotou o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) em sua página no Facebook.

Por conta do crescimento de sua popularidade no estado, mediante a impopularidade do Partido dos Trabalhadores em um dos seus principais redutos eleitorais do Nordeste, tucanos baianos planejam uma vinda do senador mineiro à Bahia, agora em novembro, com o objetivo de fortalecer perante os baianos a imagem do principal líder oposicionista ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que enfrenta uma grave crise econômica, política e moral. Salvador e Feira de Santana, as duas maiores cidades do estado, estariam no roteiro do político. Barreiras, no oeste baiano, maior polo agrícola do estado, também poderá entrar na agenda do peessedebista, mas nada ainda está definido. A assessoria do tucano não confirma o dia e os roteiros ainda, principalmente por conta da turbulência política que vive Brasília. O PSDB é o maior partido de oposição ao governo petista no Congresso Nacional. 

Nas eleições de 2014, Aécio obteve no 2º turno 2,1 milhões de votos (29,8%) na Bahia. A presidente Dilma, levou um pouco mais que o dobro. A petista obteve 5,05 milhões de votos (70,1%) dos eleitores baianos. No segundo turno do pleito presidencial, Aécio venceu Dilma em cinco cidades baianas: Buerarema, Eunápolis, Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado. Em Buerarema, no Extremo Sul baiano, foi o município que o senador mineiro obteve melhor índice.

Foram 69,20% dos votos contra 30,80% de Dilma. Além de vencer em 5 cidades, em outras 25, a diferença foi de menos de dez pontos percentuais, a exemplo de Baixa Grande, Camamu, Coaraci, Cordeiros, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itagimirim, Itaju da Colônia, Itamaraju, Itororó, Ituaçu e Macarani.

Na outra ponta, o ex-presidente Lula, que amarga queda abrupta na sua popularidade na Bahia, já se antecipou e desembarca em Salvador nesta sexta-feira (23). Na capital baiana, Lula abrirá o seminário sobre Educação, evento promovido pelo PT, no Hotel Fiesta.

Por: Tribuna da Bahia

Facebook Comments