Data de Hoje
2 December 2021

Agentes da Educação são empossados nesta segunda-feira (31)

Os 320 estudantes de Pedagogia vão atuar nas escolas municipais como intermediador entre escola, família e comunidade

Cerca de 320 agentes da educação foram empossados na manhã segunda-feira (31), em cerimônia realizada no Hotel Fiesta, no Itaigara. O evento contou com as presenças do prefeito ACM Neto; do secretário municipal da Educação (Smed), Guilherme Bellintani; da presidente da ONG Parque Social, Rosário Magalhães; da coordenadora de Programas Sociais da Fundação Itaú Social, Priscila Leite; da coordenadora do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Márcia Florêncio; e de autoridades, representantes de entidades educacionais no município e de pessoas envolvidas no programa.

A abertura contou com a execução do Hino Nacional pela Banda de Lata da Escola Municipal Úrsula Catharino e do coral da Escola Municipal São João Batista. O clima era de esperança e de responsabilidade na transformação social da localidade onde vive. “O que me motivou a participar do programa foi atuar e poder transformar a minha comunidade. A gente sabe que o índice de violência está grande e quem mais sofre é o jovem, principalmente aquele que abandonou a escola. Como pedagoga, preciso saber os reais motivos que levaram esta criança a sair da escola e se envolver em um mundo tão cruel que acaba destruindo ela, a família dela e os outros. Tenho esperança e perseverança de que tudo vai dar certo”, relatou a agente de educação Carla Franciele, 32 anos, que atuará na região de Castelo Branco.

2015-08-31_Prefeito ACM Neto_Agentes da Educação_Foto Max Haack_Agecom_95

Para o prefeito ACM Neto, os dois maiores problemas enfrentados hoje no país, que são a crise econômica e a violência urbana, são resolvidos com a Educação. “Já falei antes que é mais barato investir em escolas do que em presídios. Se tivermos que eleger uma prioridade para investimento com certeza é a Educação. Por isso, estamos aplicando 28% do orçamento municipal nessa área, ou seja, são R$100 milhões de reais a mais este ano, em comparação com o orçamento de 2014, no desenvolvimento de projetos e ações”, salientou.

Antes da leitura da ata de posse, o prefeito ainda pediu empenho e desejou sorte aos agentes da educação no trabalho de intermediação. “Os esforços não surtem efeito se não houver envolvimento de todos. Vocês possuem o papel de compreender os problemas e ajudar as famílias para que os filhos possam cumprir a agenda escolar, sendo assim agentes da construção de uma nova Salvador, mais justa e humana.”

2015-08-31_Prefeito ACM Neto_Agentes da Educação_Foto Max Haack_Agecom_85

Funcionamento – Com a coordenação técnica do Parque Social e parceria da Fundação Itaú Social e Cieds, o programa Agentes da Educação é uma das ações do Combinado, estratégia de gestão adotada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e que pretende, entre outros avanços, reduzir o abandono escolar na rede municipal de ensino, por meio do fortalecimento do vínculo entre escola, família e comunidade.

Entre as atribuições dos agentes da educação, está o monitoramento da frequência escolar dos alunos e a realização de ações que possam despertar o interesse da comunidade e das famílias pelas atividades realizadas nas escolas. O agente da educação deverá, por exemplo, buscar informações sobre a falta de um aluno e também orientar os pais nas diversas situações que possam comprometer o desempenho escolar do estudante.

Fonte: AGECOM

Facebook Comments